Pesquisar nesta área

Objectivos e actividades 

 

O Museu Geológico está integrado no Laboratório Nacional de Energia e Geologia e, como tal, participa na sua política de investigação e desenvolvimento das Ciências Geológicas ao serviço do País.

Objectivos do Museu Geológico (Portª. 1423/2007)

  • Conservar, desenvolver e gerir as suas colecções cientificas

  • Apoiar os trabalhos de investigação científica e promover e apoiar as acções de divulgação e expressão cultural no âmbito da sua actividade.

  • Contribuir para a divulgação e salvaguarda do património geológico, mineiro e arqueológico de interesse museológico. 

Para cumprir os seus objectivos, o Museu Geológico desenvolve, em especial, as seguintes actividades: 

Apoio à Investigação

As  colecções científicas do MG têm sido objecto de permanente investigação por parte de especialistas nacionais e estrangeiros que, em média nos últimos tempos, foram cerca de 50 por ano.

Os especialistas externos, têm a possibilidade de utilizar gabinetes de trabalho.

Com base naquelas colecções foram já desenvolvidas diversas teses de Mestrado e de Doutoramento nos domínios da Paleontologia e da Pré-História.

Para ter acesso às colecções científicas é necessário fazer um pedido por escrito, que deverá ser acompanhado de parecer do orientador, no caso da realização de teses. Todos os trabalhos publicados que utilizem exemplares do MG deverão assinalar devidamente a sua origem institucional, designadamente nas legendas das fotografias, além de que terão ser enviados ao Museu cópias ou separatas dessas publicações.

Apoio ao Ensino

Nestes últimos anos tem-se reforçado o apoio às Escolas, não só divulgando por todas elas as potencialidades do Museu quanto ao ensino, mas também proporcionando visitas guiadas e produzindo numerosos folhetos e textos pedagógicos. Os folhetos encontram-se disponíveis nas salas de exposição e no sitio do Museu (http://www.museugeologico.lneg.pt) donde podem ser reproduzidos.Os Textos Pedagógicos  estão à venda na Recepção por um preço simbólico.

Público em geral

Pretende-se que o acervo em exposição seja suficientemente atractivo para interessar os diversos tipos de visitantes, consoante o seu nível de conhecimentos. Assim, editaram-se diversos folhetos e textos pedagógicos disponíveis ao público durante a visita ou pela Internet e colocaram-se diversos painéis com informação, fotografias e esquemas explicativos, de forma a dar o respectivo enquadramento aos exemplares exibidos.