Museu Geológico - Exposição "Vulcano" de Vasco Araújo

Museu Geológico | 12 de janeiro a 9 de março de 2013

O Museu Geológico - LNEG inaugurou, no passado dia 12 de Janeiro de 2013, a exposição "Vulcano", do artista Vasco Araújo, que mostra o seu último vídeo com o título Vulcano.

Vulcano, obra realizada durante o ano de 2012, resulta, em grande medida, da filmagem de vinte e seis cópias de pinturas do séc. XVIII que nos mostram vistas do vulcão Vesúvio, em actividade. Todas estas pinturas foram realizadas por um pintor contemporâneo, a pedido de Vasco Araújo. Seguem o mesmo princípio formal que podemos encontrar em várias pinturas originais do séc. XVIII, e cujo melhor exemplo são as encomendadas por Sir William Hamilton, Embaixador Britânico no Reino das Duas Sicílias, ao pintor napolitano Pietro Fabris sobre a erupção do Vesúvio em 1779, incluídas no suplemento do livro Campi Phlegraei: Observações sobre os Vulcões das Duas Sicílias, Nápoles, 1779, da autoria do referido embaixador.

Assim, através da utilização destas pinturas, articuladas por uma perturbante narrativa interior desenvolvida pelo artista num texto que ouvimos narrado em italiano, Vulcano estabelece um paralelismo entre a violência de uma erupção vulcânica e a complexidade intelectual e emocional do ser humano, perante a inevitabilidade de mudança exterior e interior. A identidade é, deste modo, questionada e obrigada confrontar-se através da dor, do medo e de uma elevação espiritual.

O interesse da exposição desta obra no Museu Geológico relaciona-se com o próprio conteúdo deste museu e com o facto deste servir, de algum modo, como reforço da importância da relação, já estabelecida no vídeo, entre o estudo científico da natureza, a forma como representamos os seus fenómenos, e a evolução dos diferentes estados psicológicos do ser humano, estabelecendo-se, desta forma, relevantes ligações metafóricas entre o comportamento da natureza e o do próprio Homem.

Notícias relacionadas:

http://www.artecapital.net/criticas.php?critica=384

 
Pesquisar nesta área