Workshop "Valorização Energética de Resíduos Verdes Herbáceos"

Os Workshops foram organizados pelo LNEG no âmbito do projeto IEE GR3 "Grass as a Green Gas Resource: Energy from landscapes by promoting the use of grass residues as a renewable energy resource"

30 de outubro, Lisboa | 10 de outubro, Miranda do Corvo | 3 de outubro, Loulé

As previsões da ONU apontam para o rápido crescimento da população urbana, assumindo os espaços verdes um papel da maior importância sobre a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável das cidades. O futuro assenta sobre a construção de um espaço urbano seguro e saudável, integrado com áreas verdes bem concebidas.

Em Portugal as áreas verdes urbanas fazem parte duma tradição consolidada, gerando grandes quantidades de aparas. Este material biológico implica custos de recolha, transporte, tratamento e destino final. Mas pode proporcionar uma mais-valia se devidamente processado. É um produto endógeno, fruto da nossa terra. A questão é: O que fazer para o rentabilizar?

O projeto GR3, financiado pelo programa Energia Inteligente Europa (EIE), procura promover a valorização das aparas das relvas de qualquer origem (áreas verdes urbanas, das estradas e de áreas protegidas). O principal objectivo é a produção de energia renovável, sob a forma de biogás, contribuindo consequentemente para a redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e para a melhoria da gestão ecológica dos espaços verdes.

No futuro, esta valorização, poderá ainda aumentar: A relva é uma potencial matéria-prima para abastecer uma bio refinaria e gerar concentrados proteicos, fibras naturais, biogás, fertilizante, produtos farmacêuticos, etc.

Quer em Portugal quer na Europa, a relva é usualmente cortada, recolhida mas não valorizada. É necessário rever a cadeia de valor desta matéria-prima, desde o detentor da relva até o seu tratamento e destino final.

Porque não valorizar isso?

Folheto e Programa (Lisboa) | Brochura do Projeto
 



Notícias relacionadas:

Valorização energética de resíduos verdes herbáceos vai ser tema de workshop
In www.ambienteonline.pt | 7 de outubro de 2014

Utilização de resíduos verdes para produção de biogás inspira workshop em Loulé
In www.sulinformacao.pt | 3 de outubro de 2014

ALGAR presente no Workshop de Resíduos Verdes Herbáceos
In www.barlavento.pt | 5 de outubro de 2014

Pesquisar nesta área