Encontro para a Competitividade 2014

Esta Sessão de Trabalho, na qual o LNEG participou, decorreu na Sede do CEVALOR – Borba, nos dias 19 e 20 de Setembro e num ambiente adequado a uma discussão aberta em torno dos desafios da fileira.

No passado dia 23 de Abril, no LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, decorreu a Sessão Publica da constituição da PARCERIA DOS RECURSOS MINERAIS, que contou com a presença do Exmo. Sr. Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia e onde foi assinada a Carta Constitutiva que agrega os objetivos de uma rede de cooperação de resposta à Estratégia Nacional para os Recursos Geológicos - Recursos Minerais em Portugal.

A PARCERIA PARA OS RECURSOS MINERAIS é uma rede aberta e inclusiva, inicialmente constituída por mais de 20 Entidades ligadas aos Recursos Metálicos e Não Metálicos, que se juntaram de forma a contribuir para a afirmação da capacidade competitiva dos recursos endógenos nacionais e dos territórios em que se inserem, para a sustentabilidade e  eficiência do uso destes importantes recursos estratégicos, para o ordenamento dos respetivos territórios de implantação e para o desenvolvimento económico do País.

Na sequência da assinatura da parceria para os recursos minerais importa agora preparar uma Estratégia Comum e partilhada para os Recursos Minerais de Portugal.

Esta Sessão de Trabalho decorreu na Sede do CEVALOR – Borba, nos dias 19 e 20 de Setembro, e num ambiente adequado a uma discussão aberta em torno dos desafios da fileira, num contexto em que se pretende aproveitar o potencial de inovação e crescimento para as Empresas, bem como estimular o desenvolvimento de iniciativas de cooperação e criação de novos projetos, numa altura em que se aguarda a abertura do Novo Programa Quadro de Apoios e onde se perspectiva um novo processo de reconhecimento de estratégias de Eficiência Colectiva – Polos de Competitividade e Clusters.

Programa | Fotos do evento
 

Encontro para a Competitividade 2014

Encontro para a Competitividade 2014

Pesquisar nesta área