banner IV Jornadas APG

IV Jornadas APG - Geologia Económica nos Países de Língua Portuguesa: Ponte para a Cooperação

Estas Jornadas decorreram no LNEG, de 3 a 5 de dezembro de 2014 e contaram com a participação da Presidente e de Investigadores deste Laboratório.

A Conferência Anual da APG pretendeu fomentar a consciencialização pública para a importância da geologia no desenvolvimento sustentável da sociedade moderna. Este evento afirmou-se, nos últimos anos, como o mais significativo evento profissional de geociências em Portugal, proporcionando um fórum aberto onde os participantes partilham novas perspetivas e desafios no domínio temático de cada ano.

Dado que nenhum país é autossuficiente em recursos, a geologia proporciona um exemplo notável da importância do comércio e da partilha de conhecimento enquanto instrumentos de paz e desenvolvimento. Por isso, o tema de 2014 da Conferência Anual da APG permitiu divulgar os melhores exemplos de cooperação na área da geologia económica entre países de língua portuguesa (desde a prospeção e exploração sustentável de recursos geológicos à construção de infraestruturas), demonstrando como a combinação de determinação, conhecimento e potencial geológico podem favorecer o desenvolvimento de um país ou região.

Nesta conferência foram partilhados exemplos de projectos que geraram impactes sociais e económicos positivos, e que tiveram em consideração a necessidade de prevenir impactes ambientais negativos. Foi também destacado o papel muito relevante que os países de língua portuguesa podem desempenhar na estabilização dos preços da energia e das matérias-primas minerais nos mercados internacionais.

A conferência aprofundou os seguintes temas, distribuídos por 4 sessões:

  1. O conhecimento geológico de base;
  2. Georrecursos e atração de investimento;
  3. Projeto e desenvolvimento de infraestruturas;
  4. Melhores práticas e oportunidades de cooperação.


Nos dois dias que antecederam as Jornadas, 3 e 4 de dezembro, realizaram-se no LNEG duas ações de formação especializada: "Geologia e Georrecursos de Angola" e "Geologia e Georrecursos de Moçambique".

Programa | Comunicado de Imprensa | Mais informações sobre a conferência

 

Pesquisar nesta área