Palestra "Integração de Sistemas Solares nos Edifícios em direcção ao NZEB"

A Palestra decorreu no passado dia 5 de dezembro de 2017, no Auditório Solar XXI, LNEG - Polo do Lumiar

Orador: Helder Gonçalves

Resumo:

Os edifícios são um dos sectores mais importantes para integração e utilização dos Sistemas de Energia Solar clássicos solar térmico e fotovoltaico, bem como de tecnologias híbridas como BIPV, PV/T tecnologias de armazenamento de energia.

Mais recentemente, o conceito NZEB (Net Zero Energy Buildings) é discutido em todo o mundo como a tendência para o futuro do sector da construção. Esse conceito, numa perspetiva global, refere-se a um edifício com necessidades energéticas muito baixas, devido à adopção de medidas de eficiência energética, em que as necessidades serão supridas por fontes renováveis de energia.

O edifício Solar XXI do LNEG, inaugurado em 2006, é um dos símbolos nacional e internacional de edifícios NZEB, com um balanço de energia a aproximar-se do objetivo "zero" e representa um dos principais nós da Infraestrutura de investigação NZEB_LAB, integrada no Roteiro nacional das infraestruras de investigação na área de energia. Um dos objetivos de investigação deste projeto é a demonstração do conceito "NZEB-living lab", um laboratório vivo para investigação contínua e aprofundada em eficiência energética e a integração de sistemas de energia solar nos edifícios.  

Notas biográficas:

Helder Gonçalves é Investigador Principal do LNEG, exercendo atualmente as funções de Diretor do Laboratório de Energia e Vogal do Conselho Diretivo do LNEG. Licenciado em Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico - Universidade Técnica de Lisboa (1977/78), tem um Mestrado de Engenharia Térmica (1986) e um Doutoramento em Engenharia Mecânica (1990) na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e tem trabalhado  na área da térmica e energia em edifícios e nos últimos anos na área dos NZEB e Smart Cities.

Destinatários:

Investigadores, Academia, Empresas, Técnicos.

Data e hora:

5 de dezembro de 2017, das 11:00h às 12:00h.

Localização

Pesquisar nesta área