Palestra "A Bioeconomia e o Mercado de Trabalho: O papel do Projeto BET"

A Palestra realizou-se no dia 21 de fevereiro de 2018 no Auditório Solar XXI, LNEG

Orador: Luís Duarte 

Resumo:

O desenvolvimento e a adoção das energias renováveis tornou-se uma prioridade nos últimos anos na Europa. A pesquisa de novas formas de energia, nomeadamente de bioenergia, para reduzir a nossa pegada de carbono é uma necessidade urgente e crítica, mas o desenvolvimento europeu neste domínio prioritário está paralisado devido à falta de pessoal qualificado, à falta de coesão e integração entre os stakeholders envolvidos, e a uma fraca ligação entre a formação profissional e as necessidades da indústria. Nesta palestra apresentou-se como o Projeto BioenergyTrain promove a cooperação entre diversos países europeus para proporcionar uma mão-de-obra altamente qualificada e inovadora em toda a cadeia de valor da bioenergia. 

Notas biográficas:

Luís C. Duarte é investigador auxiliar da Unidade de Bioenergia do LNEG. Tem participado em numerosos projetos nacionais (coordenando vários) e internacionais, bem como contratos diretos com a indústria, que visam a valorização da biomassa.
As principais áreas de interesse científico são a otimização de métodos de fracionamento da biomassa para a recuperação seletiva de hemiceluloses e lenhinas, e a valorização destas no âmbito da biorrefinaria. Tem também um especial interesse pelo estudo das condicionantes do desenvolvimento das biorrefinarias e da bioeconomia.
É o secretário-geral da Sociedade Ibero-Americana para o Desenvolvimento das Biorrefinarias (SIADEB) e atua como perito em diversas outras organizações, nomeadamente na European Energy Alliance (EERA-Bioenergy) e na European Sustainable Energy Innovation Alliance (ESEIA).

Destinatários:

Investigadores, Técnicos, Bolseiros, Estagiários e público em geral.

Data e hora:

21 de fevereiro de 2018.

Localização

Pesquisar nesta área