Palestra "Equipamentos de Energia Solar Térmica – Normalização, Certificação e Etiquetagem Energética"

A Palestra realiza-se no dia 24 de maio de 2018 no Auditório Solar XXI, LNEG - Polo do Lumiar

Oradoras: Maria João Carvalho (LNEG) e Joana Fernandes (ADENE)

Resumo:

Os equipamentos de aproveitamento da Energia Solar Térmica, Sistemas solares térmicos e seus componentes como Coletores e Depósitos de armazenamento de água quente têm as suas caraterísticas definidas em Normas Europeias. Em 2017 foram publicadas novas versões da Norma aplicável a sistemas solares térmicos pré-fabricados e a coletores solares térmicos. No âmbito da certificação, a marca Europeia Solar Keymark é a de maior divulgação na Europa e também aceite noutras regiões. Nesta Palestra faremos a apresentação das alterações mais recentes nas Normas e Esquema de Certificação.

Nesta sessão daremos também nota dos procedimentos de etiquetagem energética que se encontra em vigor desde setembro de 2015 e que abrangem este tipo de equipamentos. Os Regulamentos Delegados n.º 811/2013 e n.º 812/2013 trouxeram novos desafios ao mercado do aquecimento, ditando as regras para a etiquetagem energética não só de produtos de aquecimento, mas também de sistemas, abrangendo pela primeira vez, no contexto da etiquetagem obrigatória Europeia, sistemas de energias renováveis.

Notas biográficas:

Maria João Carvalho é Investigadora Principal, responsável pelo Laboratório de Energia Solar do LNEG. Desenvolve trabalho no domínio da Energia Solar Térmica desde os anos 80. Tem participado em vários projetos europeus nesta área com especial enfase nos aspetos relacionados com o Ensaio e Certificação de Coletores e Sistemas Solares.

Joana Fernandes
Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia e licenciatura em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico. Pós graduação em Energia e Eficiência Energética no ISQ e no Programa de Sistemas Sustentáveis de Energia na Universidade de Lisboa, no âmbito do programa de cooperação MIT Portugal.
Gestora de projetos Nacionais e Europeus na área da Energia com mais de 10 anos de experiência profissional, nas áreas de planeamento urbano, comunidades e cidades inteligentes, eficiência energética em edifícios e energias renováveis.
Na ADENE desde 2012 integra a Direção de Edifícios. Participou em vários projetos Europeus na área da energia solar e acompanha o tema da etiquetagem energética de produtos e sistemas de aquecimento como coordenadora do projeto Label Pack A+ no contexto nacional.

Destinatários:

Empresas, outras entidades envolvidas na certificação e na etiquetagem energética.

Data e hora:

24 de maio de 2018, das 10:30h às 12:00h.

Localização

Pesquisar nesta área