Palestra "Projeto DIRPRIMCOAL: Produção de Compostos Líquidos por Co-liquefação de Carvão e Resíduos"

A Palestra realiza-se no dia 25 de julho de 2018, no auditório do Edifício Solar XXI, Campus do Lumiar.

Oradora: Filomena Pinto

Resumo:

No âmbito deste projeto pretende-se melhorar a viabilidade e o desempenho ambiental da co-liquefação direta de carvão (DCL) com resíduos, selecionando matérias-primas apropriadas incluindo carvão/lignites, biomassa, resíduos plásticos e pneus. A utilização de resíduos vai permitir reduzir as emissões de CO2 do processo global. O objetivo principal é o estudo de duas possibilidades de conversão primária de carvão e resíduos que serão testadas de modo a otimizar o uso de resíduos e maximizar o rendimento e a qualidade dos produtos obtidos por DCL: (i) A utilização de solventes com algumas propriedades de dador H sem pressão de hidrogénio e (ii) A utilização de solventes não-dadores com pressão de hidrogénio.

Os produtos primários de liquefação serão depois processados para melhorar as suas características, usando processo de craqueamento termocatalítico e de hidrocraqueamento, a fim de produzir líquidos que possam ser coprocessados com outros obtidos a partir de petróleo em refinarias existentes.

O objetivo final será projetar uma unidade de demonstração do processo proposto para processar cerca de 1 tonelada por dia.

Nota biográfica:

Filomena Pinto, licenciada em Eng. Química pelo Instituto Superior Técnico e doutorada em Eng. Química pela Univ. Nova de Lisboa, atualmente é investigadora principal da Unidade de Bioenergia do LNEG. Tem participado em numerosos projetos nacionais e internacionais (tendo coordenando vários), bem como em contratos com a indústria, que visam a valorização da biomassa por processos termoquímicos. As principais áreas de interesse científico são a produção de biocombustíveis (gasosos, líquidos e sólidos) por processos termoquímicos (combustão, gasificação, pirólise e liquefação) e processos hidrotérmicos (carbonização, liquefação e gasificação) segundo os conceitos de biorrefinaria e da bioeconomia.

Destinatários:

Investigadores, Técnicos e Público em geral.

Inscrições:

As inscrições são gratuitas mas sujeitas a confirmação. Inscreva-se aqui.

Data e hora:

25 de julho de 2018 às 11:00h.

Localização

Pesquisar nesta área