N�o consegue visualizar? Veja no seu navegador.

04-07-2016

Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2016

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, participa na edição de 2016 com a realização de 8 estágios, que irão decorrer entre 4 e 15 de julho, nos Polos do Lumiar e Alfragide.

Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2016

O programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias (OCJF) proporciona aos estudantes do ensino secundário uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica.

Este ano assinala-se o 20º aniversário desta iniciativa que já envolveu mais de 11000 alunos que frequentaram estágios científicos em laboratórios de instituições de todo o país.

Os estágios que o LNEG disponibiliza para este ano, abordam temas atuais como a Energia, a Bioenergia, a Sustentabilidade e a Geologia:

• [ENERGIA I] SOLAR BOOT CAMP 1: a ciência da microprodução solar térmica e fotovoltaica

• [ENERGIA I] SOLAR BOOT CAMP 2: a ciência da microprodução solar térmica e fotovoltaica

• [ENERGIA IV] COZINHAR COM A ENERGIA SOLAR … num laboratório

• [BIOENERGIA I] MICROALIADOS NAS BIORREFINARIAS: bactérias e leveduras

• [BIOENERGIA II] AROMAS DO BOSQUE: o papel das fragâncias nas Biorrefinarias

• [BIOENERGIA III] SAIS LÍQUIDOS: solventes inovadores para a valorização de Biomassa

• [BIOENERGIA IV] A ESTEVA: matéria-prima versátil para biocombustíveis e bioprodutos

• [GEOLOGIA I] PORTINHO DA ARRÁBIDA: estará esta Praia a desaparecer?

Mais informações aqui


Inauguração da ENERTECH SABUGAL 2016 – 1ª Feira das Tecnologias para as Energias

A sessão de inauguração do certame contou com os discursos do presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, e da presidente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Teresa Ponce de Leão

LNEG é o único parceiro tecnológico nacional a participar no novo projeto europeu BABET-REAL5 - "New technology and strategy for a large and sustainable deployment of second generation biofuel in rural areas"

O projeto destina-se a produzir avanços tecnológicos disruptivos para a viabilização dos biocombustíveis avançados e sustentáveis enquadrado na visão da futura descarbonização do setor dos transportes.

Riqueza geológica de Angola apontada no mapa com a ajuda de técnicos portugueses

LNEG participa em consórcio ibérico que fará levantamento de um terço do território angolano. Projecto, que termina em 2018, já permitiu detectar "centenas" de novas áreas com potencial para extracção mineira.

"Estamos a exportar serviços para captar potencial eólico"

Solar XXI. O LNEG desenvolveu um edifício que produz a energia que consome e está a criar modelos prefabricados para usar na reabilitação urbana. Faz um atlas geotérmico da crosta terrestre, a bem do ambiente.

Nova espécie de levedura tem nome de Investigador do LNEG

Foi atribuído o nome do Investigador e Coordenador da Unidade de Bioenergia do LNEG, Francisco Gírio, a uma nova espécie de levedura, "Spathaspora girioi"

Secretário de Estado da Energia anunciou carta de recursos geológicos

Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado da Energia, anunciou, em Mangualde, que Portugal terá, até ao final da legislatura, uma carta que identificará os recursos geológicos, com vista à sua exploração.

Conferência “Energia Inteligente conectada à eficiência energética”

Teresa Ponce de Leão, Presidente do LNEG, participou nesta Conferência que se realizou no dia 12 de maio, no Auditório do Diário de Notícias.

EERA Conference 2016 in Birmingham

Esta conferência terá lugar em Birmingham (UK), a 24 e 25 de novembro de 2016

eseia International Summer School 2016
Novel Development in Biorefineries

Este evento decorrerá de 18 a 29 de julho de 2016 no LNEG, Polo do Lumiar

Palestra "Projeto FORMAR - Conteúdos formativos: avaliação"

A palestra realiza-se a 12 de julho de 2016, às 14:30h, no Auditório Solar XXI, LNEG, Polo do Lumiar

Sessão Internacionalizar as PME de Energia » "Meeting Brazil”

O LNEG participa neste evento, no dia 12 de julho de 2016, no Auditório da AICEP, em Lisboa

R&D (H2020), Technology and Business Collaboration - International Circular Economy, Resource Efficiency and Eco-innovation Brokerage Event

O LNEG enquanto parceiro da rede EEN-Portugal, responsável pela gestão de recursos, energia e sustentabilidade é coorganizador do evento.

VIIth GECAMB 2016
Conference on Environmental Management and Accounting - The Portuguese CSEAR Conference

Este evento decorrerá a 3 e 4 de novembro 2016, Barcelos, Portugal

Workshop Europeu "Oportunidades para Compras Ecológicas em Portugal – colaboração com outras Autoridades Locais Europeias e partilha de Boas Práticas"

O workshop realizou-se no âmbito do projeto “GPPbest Best practices exchange and strategic tools for GPP” e teve lugar no dia 28 de junho, no LNEG, Polo do Lumiar

Evento final do projeto LCiP - Lançamento do Centro de Recursos de Abordagens de Ciclo de Vida e Economia Circular

A inauguração do Centro de Recursos de Abordagens de Ciclo de Vida e Economia Circular, ocorreu no passado dia 23 de junho, no LNEG, Campus do Lumiar

ENVIRONORD - International Environmental B2B meetings 2016

O LNEG é coorganizador deste evento enquanto parceiro da EEN-Portugal, responsável pela área da Energia

Wind Days 2016 Brokerage Event

O LNEG enquanto parceiro responsável pela área de gestão de energia, recursos e sustentabilidade no consórcio nacional – EEN Portugal, é coorganizador deste evento.

7as Jornadas de Corrosão e Proteção de Materiais

As jornadas realizaram-se a 17 de novembro de 2016 no Edifício Fórum Tecnológico em Lisboa

Edital nº 09/2016 - Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do Projeto "ZOM 3D – Modelos Metalogénicos 3D da Zona de Ossa Morena: valorização dos recursos minerais do Alentejo"

Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do Projeto "ZOM 3D – Modelos Metalogénicos 3D da Zona de Ossa Morena: valorização dos recursos minerais do Alentejo".

Edital nº 10/2016 - Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do Projeto "EXPLORA – Definição de novos vetores de conhecimento geológico, geofísico e geoquímico para a região setentrional de Neves-Corvo"

Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do Projeto “EXPLORA – Definição de novos vetores de conhecimento geológico, geofísico e geoquímico para a região setentrional de Neves-Corvo”.

Edital nº 11/2016 - Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do Projeto "EXPLORA – Definição de novos vetores de conhecimento geológico, geofísico e geoquímico para a região setentrional de Neves-Corvo"

Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do Projeto “EXPLORA – Definição de novos vetores de conhecimento geológico, geofísico e geoquímico para a região setentrional de Neves-Corvo”.

Edital nº 12/2016 - Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do Projeto "EXPLORA – Definição de novos vetores de conhecimento geológico, geofísico e geoquímico para a região setentrional de Neves-Corvo"

Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do Projeto “EXPLORA – Definição de novos vetores de conhecimento geológico, geofísico e geoquímico para a região setentrional de Neves-Corvo”.