LNEG e FEUP participam em Projeto que visa desenvolver uma nova geração de baterias para veículos elétricos

Espera-se que os resultados desta parceria se revelem uma mais-valia para a Europa, e em particular para Portugal, com uma parte da próxima geração de baterias a ser desenvolvida e produzida em Portugal.

Inserido na área dos novos materiais para a Energia o LNEG é parceiro no projeto MATERBAT, financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, que visa fazer um estudo integrado dos eletrólitos vítreos com aplicação em baterias de Lítio. Este desenvolvimento de tecnologias de armazenamento competitivas terá implicações na área da mobilidade sustentável para veículos elétricos.

De modo a acelerar a transferência de tecnologia da solução proposta, serão desenvolvidos protótipos de forma a demonstrar o progresso da tecnologia de iões de lítio em termos de durabilidade, ciclabilidade, densidade de energia, tendo em consideração a escalabilidade a que os protótipos podem ser levados.

Do trabalho prévio desenvolvido neste âmbito é de referir a submissão de patentes pela FEUP e LNEG e pela FEUP, LNEG e Universidade do Texas.

Pesquisar nesta área