Projeto LISCOOL - Sistema de demonstração "Automated Demand Response" (ADR) entra em operação

O sistema, em desenvolvimento desde 2016, no âmbito de um acordo de cooperação entre a Câmara Municipal de Lisboa, o LNEG e a empresa japonesa NEDO, começa a funcionar em três edifícios municipais a partir do mês de julho.

No âmbito da participação do LNEG neste projeto de cooperação com o Japão, Teresa Ponce de Leão, Presidente do LNEG, recebeu uma delegação da NEDO no Campus do Lumiar onde foi feita uma visita técnica ao Edifício Solar XXI e equipamento de demonstração do projeto.

A NEDO e a Daikin Industries Ltd. concluíram um sistema, em desenvolvimento desde novembro de 2016, que consiste na implementação de uma nova tecnologia (Automated Demand Response) de aparelhos de ar condicionado, com um menor consumo, menores riscos ambientais, mais silenciosos, de tecnologia avançada, durante um período experimental de cinco anos, com início em julho de 2018.

Reunião do LNEG com a Delegação da NEDO

Reunião do LNEG com a Delegação da NEDO

O projeto LISCOOL visa a implementação na cidade de Lisboa, de um programa de gestão de energia promovendo o ajuste em tempo real do consumo energético dos equipamentos recorrendo a um sistema inovador de acumulação de energia, e em função da produção energética de origem renovável, visando o aumento da eficiência energética dos edifícios.


No dia 29 de junho 2018 teve lugar uma cerimónia na Câmara Municipal de Lisboa para marcar o início da operação do projeto.

Cerimónia nos Paços do Concelho, em Lisboa

Cerimónia nos Paços do Concelho, em Lisboa

Mais informações

 

Pesquisar nesta área