Curso teórico-prático e prático de Diagrafias Aplicadas à Hidrogeologia

Formadores: Elsa Cristina Ramalho (LNEG) e Bruno Casal (Sondagens Casal)
9 e 10 de maio de 2019, LNEG - Campus de Alfragide

O curso tem como objetivo a formação de técnicos, ligados à execução de sondagens para a prospeção de água, na área da programação, execução e interpretação de uma campanha de diagrafias numa sondagem hidrogeológica, sabendo lidar com a litologia e com o material disponível. Serão ministrados princípios físicos que regem cada uma das sondas e respetivos parâmetros estudados, e o modo como cada parâmetro reage a cada uma das formações geológicas mais comuns. Uma correta utilização das diagrafias permite uma boa estimativa da qualidade química da água nativa a captar, a definição da coluna das captações, a estimativa de parâmetros hidráulicos dos aquíferos ou ainda a identificação de fraturas em rochas cristalinas e proceder a identificações e correlações litológicas entre diferentes furos, obtendo maiores rendimentos com menores custos. Consoante as sondas utilizadas, as diagrafias poderão ser aplicadas em furos entubados ou em open-hole. Serão estudados vários parâmetros eléctricos, nucleares e parâmetros adquiridos a partir de outras sondas menos convencionais, bem como diagrafias compostas. Da mesma forma, será mostrada a importância das diagrafias enquanto aferidor de outros métodos geofísicos de superfície e da própria geologia. No final do curso o técnicosaberá interpretar um conjunto variado de diagrafias e optimizar a escolha das sondas e parâmetros que se afigurem mais importantes de acordo com o orçamento que tem disponível. Serão mostrados exemplos práticos da análise custo-benefício do estudo de diagrafias. A parte final do curso consiste na execução de várias diagrafias pela empresa Sondagens Casal no pequeno furo-teste entubado, que existe nas instalações do LNEG.

A informação técnica a distribuir aos participantes do curso consiste no livro "Diagrafias Aplicadas à Hidrogeologia" de Elsa Cristina Ramalho, Manuel Marques da Silva e António Correia.

Programa do curso

Preço por participante: Curso 65 euros, isento de IVA | Livro 15,90 euros, IVA incluído

Inscrições e Pagamento:

A inscrição é feita via formulário online disponível aqui.

O pagamento deverá ser feito através de transferência bancária:
IBAN  PT50078101120112001305860

Após comprovativo de pagamento será enviado email de confirmação.

O curso terá um número mínimo de 20 participantes. Caso este número não seja atingido, será devolvido na integra o valor pago pelo curso, excluindo o livro.

 

Pesquisar nesta área