Geologia para a Valorização do Território: Geologia; Hidrogeologia; Geologia Costeira; Cartografia Geológica; Ordenamento do Território; Geo-informação (territorial)

Cartografia Geológica

Uma Carta geológica é a Expressão cartográfica do conhecimento geológico global – litológico, estratigráfico, geocronológico, metamórfico e tectónico – existente e consolidado sobre uma determinada área geográfica à época da sua edição. A sua interpretação permite estimar a evolução das entidades geológicas cartografadas em profundidade (modelação) e compreender a geodinâmica que desencadeou a conjuntura presente.

Estes conhecimentos permitem aos especialistas avaliar as melhores adequações dos terrenos e regiões à sua utilização potencial, as suas mais valias e, também, os seus riscos e, assim, contribuir para o ordenamento e planeamento territoriais. Ao LNEG incumbe a missão de elaborar a cartografia geológica do país e de informar as entidades públicas e privadas sobre assuntos correlacionados. Actualmente possui edições recentes das cartas síntese nas escalas 1:1.000.000 e 1:500.000 e 4 folhas publicadas, das 8 que constituem a carta à esc. 1:200.000. A carta à escala 1:50.000, a mais utilizada em termos de gestão e organização do território, compreende 190 folhas, das quais 80% estarão publicadas no decurso de 2012.

 

Pesquisar nesta área
quem posso contactar
Se tiver alguma duvida/sugestão em relação a esta área por favor entre em contacto com:

Secretariado

Telefone:
+351 + 351 220 400 002 Ext. 4802
Email:
lourdes.brenha@lneg.pt