TURBAN - Projecto e construçao de turbinas eólicas de pequena dimensao e baixo custo

resumo

O projeto TUrban, do qual existem três protótipos, tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologia de microgeração eólica de elevada eficiência e baixo custo de produção, adaptada ao funcionamento em ambiente urbano e construído. Prevê-se a instalação na cobertura do Edifício Solar XXI, e operação plena de dois protótipos TUrban, um de eixo horizontal (H2.5), e outro de eixo vertical (V2.0), depois de ambos serem objeto de manutenção e recuperação. Ambos os modelos serão caracterizados através da curva de potência por aplicação da norma IEC 61400-12-1. No âmbito deste projeto, é ainda realizada uma manutenção periódica ao terceiro protótipo fabricado (TUrban H1.8), que se encontra instalado desde 2008 na Residência Oficial do Senhor Primeiro Ministro, no Palácio de S. Bento.

 

Ainda neste domínio, o LNEG tem em desenvolvimento metodologias de avaliação de potencial em ambiente urbano, cuja primeira fase de desenvolvimento se prevê estar concluída durante 2013, seguindo-se uma fase de validação de resultados com a operação de dois sistemas LIDAR, na cobertura do Ed. Solar XXI e no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, Estoril.

Foram apresentadas duas propostas, uma à FCT e outra ao 7º programa quadro neste sector de atividade, cujo resultado da avaliação deverá ser conhecido em 2013.

 

Pesquisar nesta área
Temas relacionados