Minerals4EU - Minerals Intelligence Network for Europe

resumo

logo do projeto Minerals4EUhttp://www.minerals4eu.eu/

O projeto Minerals4EU foi desenhado para seguir as recomendações e dar suporte à Iniciativa Matérias Primas (IMP) [Raw Materials Initiative, COM(2008) 699], tendo em conta as recomendações da IMP de melhorar a compreensão dos Recursos Minerais na Europa de modo a reduzir a dependência exterior e favorecendo a eficiência da reciclagem destes produtos. Assim, este projeto irá desenvolver uma estrutura em rede inteligente centralizada para fornecer dados, informação e conhecimento nos recursos minerais na União Europeia e à escala global. Esta rede envolverá os fornecedores de dados e os utilizadores de modo a transforma-la num serviço operacional sustentável. Irá permitir o desenvolvimento de um portal WEB, um Livro anual de Matérias Primas Europeias e estudos inovadores nesta temática. Minerals4EU irá dar um contributo fundamental à Parceria de Inovação Europeia IMP, visto pelo Conselho de Competitividade como um componente essencial para o sucesso da implementação das principais políticas do EU2020, necessárias para garantir o bem estar da sociedade Europeia.

O Minerals4EU é desenvolvido numa estrutura compatível com a Directiva INSPIRE que permite aos Serviços Geológicos Europeus, institutos ambientais e de recursos naturais, partilhar informação e conhecimento, e aos utilizadores para descobrir, visualizar e adquirir informação standardizada e harmonizada dos georecursos, e dados relacionados.

O objetivo do Minerals4EU é integrar a melhor especialização e informação baseada no conhecimento dos serviços geológicos e outros relevantes stakeholders no suporte às propostas de políticas públicas, indústria, sociedade, comunicação e educação, a nível europeu e internacional. O Consórcio possui conhecimento e recursos para liderar esta rede de informação mineral Europeia, que fornecerá ferramentas e especialização para melhorar a eficiência dos recursos, segurança no fornecimento de minerais e suporte ao desenvolvimento mineral sustentável na Europa. 


FP7-NMP-2013-CSA-7; NMP.2013.4.1-3
Ação de coordenação e suporte
NMP.2013.4.1-3 (European Intelligence Network on the Supply of Raw Materials)

Coordenador:  Juha Kaija (GTK)
Início: 01/09/2013 (24 meses)

Equipa