Unidade de Energia Solar

Unidade de Energia Solar

Introdução

 

A Unidade de Energia Solar (UES) desenvolve a sua actividade dentro do LNEG na área temática dos Sistemas de Produção de Energia, fazendo investigação aplicada e desenvolvimento experimental nas tecnologias de conversão e armazenamento relacionados com esse recurso endógeno. A Unidade tem como primeiro objectivo, o aumento de eficiência dessas tecnologias, estudando novas soluções ao nível dos materiais intervenientes no equipamento de captação, do desenho, da modelação e optimização dos sistemas e do estudo de novas aplicações, por forma a minimizar o uso de energia de origem fóssil.

Para o efeito a UES mantem colaboração com a indústria e com as universidades, através de parcerias em projectos de investigação aplicada e desenvolvimento industrial, nacionais e internacionais numa perspectiva de permanente actualização e de transferência de tecnologia, recorrendo aos programas de financiamento existentes, ou a contratos directos com as empresas. A assistência técnica e tecnológica a entidades públicas e privadas, o apoio às políticas públicas na área da energia e a formação, estão igualmente no cerne da actividade desenvolvida, contribuindo dessa forma para a disseminação das tecnologias e dando um contributo para os objectivos nacionais e compromissos internacionalmente assumidos.

Para concretizar esse conjunto de actividades, a Unidade integra investigadores e técnicos provenientes de diferentes equipas, com competências em áreas horizontais como sejam a química, os materiais e electrónica, completando as áreas verticais – solar térmico e fotovoltaico - que constituem a base desta Unidade de I&D, em consonância com a Missão e Atribuições do LNEG constantes no DL 145/2012 de 11 de Julho.

A Unidade de Energia Solar está internamente estruturada em torno das seguintes áreas de actuação:

Solar Térmico (ST) –Aproveitamento térmico da energia solar, passando pelo estudo do recurso e avaliação do desempenho dos equipamentos de captação e sistemas solares simulados e monitorizados, em áreas como a da dessalinização, descontaminação solar, cozinhas, agua quente sanitária, aquecimento e arrefecimento solar, calor de processo, electricidade solar (CSP) e outras aplicações com concentração solar (tratamento de materiais, produção de hidrogénio, etc.).

Solar Fotovoltaico (SF) - Desenvolvimento tecnológico dos sistemas fotovoltaicos actuando ao nível I&D em novas tecnologias com o sejam as Células Orgânicas e a tecnologia CZTS, novos módulos multifuncionais como é o caso dos módulos híbridos PV/T, modelação e monitorização de sistemas fotovoltaicos e seus componentes e avaliação de desempenho de centrais fotovoltaicos sem e com concentração (CPV).

Armazenamento Térmico (AT) –Modelação e simulação de sistemas de armazenamento térmico diário e sazonal, para baixa e alta temperatura, envolvendo materiais e fluidos que passam pela água, os PCM (Phase Change Materials) ou os sais fundidos.Estudo e teste de materiais intervenientes.

Laboratório de Energia Solar (LES) –Realização de ensaios de sistemas solares térmicos, colectores e outros componentes. É Laboratório Acreditado desde 1993, pelo IPAC segundo a Norma NP EN ISO/IEC 17025:2005, sendo o único existente em Portugal. O LES participa ainda em contratos e projectos de I&D Nacionais e Europeus e participa na Rede de Laboratórios Europeus no âmbito do esquema de certificação Solar Keymark.