Unidade de Eficiência Energética

Build Up Skills - Portugal

BUILD-UP SKILLS PORTUGAL

Formação para as Renováveis e Eficiência Energética no Setor da Construção

Em junho de 2011, foi submetida uma candidatura no âmbito da iniciativa BUILD-UP SKILLS (primeira fase) financiada pela Executive Agency for Competitiveness and Innovation (EACI) com o objetivo principal de, até 2020, incrementar no setor da construção o número de profissionais qualificados para otimizar o aproveitamento de energias renováveis e melhorar a eficiência energética nos edifícios.

O projeto, teve, desde logo, o apoio de associações, institutos, centros de formação, sindicatos, federações e ordens profissionais, consubstanciado em dezasseis cartas de apoio, e foi oficialmente aprovado para financiamento em novembro de 2011.

A coordenação do projeto será feita pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P. (LNEG), em estreita colaboração com a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), Agência para a Energia (ADENE) e Agência Nacional para a Qualificação, I.P. (ANQ).

Este projeto, com uma duração de dezoito meses, tem como objetivos específicos:

1.Reunir,consultar e dinamizar todos os intervenientes (stakeholders) no processo de formação contínua de profissionais da construção e instaladores de sistemas energéticos, nomeadamente: agências regionais para a energia, associações profissionais e sindicais, de formação contínua, industriais e da construção;

2.Delinear um roteiro (roadmap), com um horizonte temporal até 2020 e anos subsequentes, de forma a melhorar as competências e qualificações dos operários da construção e instaladores de sistemas energéticos, ativos ou sem exercer a sua atividade;

3.Congregar o apoio do maior número de intervenientes na estratégia nacional para a formação até 2020, consubstanciada na criação de uma plataforma nacional para a qualificação. Encontre aqui um modelo de carta de apoio do roteiro.

 

Este projeto visa fundamentalmente reunir as condições necessárias à segunda fase da iniciativa, com a implementação da estratégia e o envolvimento a nível nacional dos diferentes intervenientes no processo de formação, tendo como referência a execução da estratégia definida no roteiro.

Os workshops de divulgação vão decorrer nos dias 15 e 19 de abril de 2013, respetivamente, em Lisboa e noPorto. As inscrições nestes Workshops são gratuitas mas obrigatórias, estando limitadas à capacidade da sala.

210831