Unidade de Eficiência Energética

Build Up Skills FORESEE

 

Training FOr REnewableS and Energy Efficiency in building sector - Training schemes set-up

O Projeto BUILD UP Skills FORESEE, financiado pelo programa Intelligent Energy Europe, tem como objetivo colocar em prática as medidas prioritárias identificadas no Roteiro 2014-2020, no âmbito do projeto Build Up Skills - Portugal, bem como o envolvimento a nível nacional dos diferentes intervenientes no processo de formação de trabalhadores do setor de construção, área da eficiência energética (EE) e fontes de energias renováveis (FER).

A coordenação do projeto será feita pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P. (LNEG), em estreita colaboração com a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), a Agência para a Energia (ADENE) e a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP).

Pretende-se  deste modo superar barreiras e omissões de competências em diversas profissões para alcançar os objetivos nacionais para 2020, e constituir uma força de trabalho altamente qualificada com competências relevantes na viabilização e implementação dos planos nacionais de ação para Eficiência Energética e as Energias Renováveis.

A formação incidirá em 3 áreas: envolvente do edifícioaquecimento e arrefecimentoenergias renováveis e uso eficiente de energia elétrica, no âmbito das quais serão desenvolvidos planos curriculares, conteúdos pedagógicos e os respetivos materiais de apoio à formação de acordo com a seguinte estrutura:

  • Envolvente do edifício: instaladores de janelas e instaladores de isolamento térmico;
  • Aquecimento e arrefecimento: sistemas AVAC, sistemas solares térmicos e caldeiras a biomassa;
  • Energia Renovável e uso eficiente de energia elétrica: iluminação, fotovoltaico e eólico.

No decorrer do projeto serão levadas a cabo, para os seis planos curriculares, ações de formação de formadores e a realização de cursos piloto para teste do material produzido e, deste modo, criar oportunidades formativas, organizadas em unidades de formação de curta (UFCD), que poderão ser incluídas no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).

O projeto irá promover, no processo de formação contínua de profissionais da construção e instaladores de sistemas energéticos, a cooperação entre várias entidades que representam os centros de formação profissional no setor de construção, as associações empresariais ou industriais nacionais, os comerciante e associações profissionais e outras entidades públicas ou entidades certificadoras no sector da construção.

No decurso do projeto serão ainda desenvolvidas atividades de disseminação com vista à mobilização dos atores-chave, nomeadamente, uma campanha de divulgação e sensibilização dos proprietários, edifícios de habitação e não-residenciais com o objetivo de promover a eficiência energética no uso de energia.

Parceria:

   Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) – coordenador

   Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG)

   Agência para a Energia (ADENE)

   Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP)
 


O conteúdo desta página Web  é da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.
Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela utilização das informações contidas na mesma.

05330