Networks

Agência Internacional de Energia

IEA - International Energy Agency

A Agência Internacional de Energia (AIE) é uma Organização autónoma que trabalha para assegurar energia fiável, acessível e limpa para os seus 28 paises membros e álem.

Fundada como resposta à crise petrolifera de 1973/4, inicialmente o papel da AIE era o de ajudar os paises a coordenarem uma resposta coletiva às grandes rupturas no abastecimento de petróleo através da libertação de stocks de petróleo de emergência para os mercados.

Apesar deste continuar a ser um aspeto chave do trabalho da AIE, esta Organização evoluiu e expandiu-se. Está no coração do diálogo global acerca da energia, proporcionando investigação oficial e imparcial, estatísticas, análises e recomendações.

Atualmente, as quatro áreas principais de intervenção da AIE são:

  • Segurança energética: Promovendo diversidade, eficiência e flexibilidade em todos os sectores energéticos
  • Desenvolvimento económico: Assegurando o fornecimento estável de energia aos paises membros da AIE e promovendo mercados livres para fomentar o crescimento económico e eliminar a pobreza energética
  • Sensibilização ambiental: Reforçando o conhecimento internacional das opções existentes  para combater as alterações climáticas
  •  Compromisso mundial: Trabalhando de perto com os paises não-membros, em particular com os grandes produtores e consumidores, para encontrar soluções para as preocupações ambientais e de partilha de energia
     

O LNEG está intensamente envolvido na Agência Internacional de Energia, desde 1981, ano em que Portugal aderiu à AIE, assegurando um grande número de representações nacionais em Comités, Grupos de Trabalho e Acordos de Implementação.

Atualmente, o LNEG assegura a representação de Portugal no: i) Committee on Energy Research and Technology; ii) Expert Group on Science and Technology; iii) Expert Group on Priority Settings on Evaluation; iv) IA on Photovoltaic Power Systems; v) IA on Fluidized Bed Conversion; vi) IA on Industrial Energy-Related Technologies and Systems; vii) IA on Solar Heating and Cooling; viii) IA on Ocean Energy Systems; ix) IA on Wind Turbine Systems; x) WP on Renewable Energies; xi) WP on End-Use Technologies; xii) WP on Fossil Fuels.

Em destaque:

 

Uma nova maneira de explorar o mundo através do IEA Energia Atlas

Se um atlas é uma janela para o mundo, o novo IEA Energia Atlas oferece panoramas sobre todos os aspetos da energia, numa base global e para 138 países, com mapas interativos e gráficos personalizáveis que detalham e compararam dados estatísticos da Agência Internacional de Energia.

Mais informação em:
http://www.iea.org/newsroomandevents/news/2015/february/explore-the-world-in-a-new-way-with-iea-energy-atlas.html

Roteiros de tecnologias de baixo carbono

Com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de tecnologias de baixo carbono a AIE está a desenvolver uma série de roteiros tecnológicos. Estes roteiros para diferentes áreas identificam ações prioritárias dirigidas à sociedade com vista a cumprir os objetivos internacionais em matéria de alterações climáticas.

Mais informação em: http://www.iea.org/roadmaps/

 


2ND IMPLEMENTING AGREEMENT DAY BELGIUM - maio de 2012

Programa

Apresentações: