Entre 14 e 15 de junho, o LNEG participou na primeira reunião anual do projeto Horizon Europe CO2NSTRUCT. O grande desafio do CO2NSTRUCT é integrar a economia circular na modelação da mitigação climática, focando-se nos principais materiais de construção intensivos em carbono, nomeadamente o cimento, aço, tijolo, vidro, materiais de isolamento e ainda a madeira.
Os resultados do projeto disponíveis nesta fase foram discutidos com o nosso User Board, que reúne os principais atores públicos e privados na arena política e industrial europeia, como a DG Environment, CEMBUREAU- Associação Europeia do Cimento, EUROFER – Associação Europeia do Aço, Saint-Gobain Glass, Associação “Glass for Europe”, EURIMA – Associação Europeia de Fabricantes de Isolamento, a multinacional de tijolos Wienerberger, a EEA – Agência Europeia do Ambiente, EEB – Gabinete Europeu do Ambiente e Associação Alemã da Indústria de Serração e Madeiras. Durante três dias preenchidos, decorreu um intenso intercâmbio ao longo dos variados tópicos cobertos pelo CO2NSTRUCT, nomeadamente: opções de economia circular ao longo das cadeias de valor dos materiais, as suas implicações sociais e económicas, modelação de mitigação de gases de efeito estufa e implicações para a política pública.
Durante a reunião, o consórcio CO2NSTRUCT também recolheu feedback do seu conselho consultivo, incluindo a EEA e destacados peritos académicos.