O LNEG, através de Maria Luísa Matos como especialista, foi convidado a participar num Webinar da Assimagra onde apresentou uma comunicação sobre “Valores limite de Exposição a Sílica Cristalina Respirável na Indústria Extractiva e Transformadora”.
A recente entrada em vigor, de legislação laboral referente a agentes cancerígenos e mutagénicos, onde se incluem trabalhos com exposição a poeiras de sílica cristalina respirável, vem trazer novos desafios à Indústria Extrativa, nomeadamente aos chamados Anexos de Pedreira e à Indústria Transformadora que lhe está associada. O reforço das práticas da vigilância médica com o aumento do envolvimento e das responsabilidades do médico do trabalho, a introdução de um novo Valor Limite de Exposição profissional (VLE), a alteração na periodicidade do controlo da concentração do agente perigoso no local de trabalho, passam a ter uma abordagem diferente e mais adequada.
Estas atitudes, que em muito poderão contribuir para a proteção dos trabalhadores expostos a SiO2, independentemente das exigências que possam ter no processo produtivo, seguramente irão ter impacto na melhoria das condições de trabalho na Indústria Extrativa.