O LNEG participou no Colóquio “Turismo Mineiro e Industrial no Alentejo – Realidade ou Utopia?”, que decorreu em Aljustrel, a 20 de outubro 2022, no âmbito do festival de caminhadas – TransAlentejo.
A iniciativa decorreu na Central de Compressores e contou com o apoio de diversas entidades, destacando-se a Câmara Municipal de Aljustrel, Turismo do Alentejo e a empresa de animação turística SAL.
A abertura do colóquio encontrou-se a cargo do presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Carlos Teles, e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo, Vítor Silva. Em destaque estiveram as potencialidades do património mineiro e geológico, e diversos projetos associados à atividade extrativa que podem ser tomados como exemplo para a revitalização do território, nomeadamente através do turismo e da ciência.
Foram ainda dados a conhecer casos práticos e de sucesso e lançados desafios para que se possa pensar o futuro do turismo mineiro e industrial no Alentejo, designadamente enquanto ativo capaz de gerar desenvolvimento económico e social e potenciador da fixação de população.
O evento contou com a participação de Igor Morais, geólogo do LNEG, no Pólo de Aljustrel, com uma conferência sob o tema “A Ciência e a Engenharia na divulgação científica – o papel do LNEG”. Durante a intervenção foram destacados os diversos projetos que o LNEG tem vindo a realizar no Alentejo como um fator determinante na valorização do turismo científico assim como a estreita colaboração entre a CMA e o LNEG nesta área.
Foi dada especial importância ao papel do LNEG na divulgação do conhecimento geológico e mineiro da região com o desenvolvimento de diversas atividades como os dias de Litoteca Aberta, workshops e ações da Ciência Viva no Verão.
O LNEG considera importante para a região valorizar a sua geodiversidade através do seu conhecimento pois apenas assim é possível alcançar um turismo de excelência e sustentável.
O vídeo do evento encontra-se disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mSy5xsTFH3E
Painel de oradores