O LNEG têm vindo a desenvolver projetos de I,D&D na área do aproveitamento da Biomassa desde 1979, na altura através dos Departamentos de Energias Renováveis e Departamento de Biotecnologia do ex-LNETI e mais tarde ex-INETI.
Em 2009, com a criação do LNEG, todas as áreas de atividade em Biomassa e Biotecnologia foram fundidas na Unidade de Bioenergia, e desde 2020 designada Unidade de Bioenergia e Biorrefinarias..
Ao longo dos tempos, o LNEG participou em inúmeros projetos nacionais e europeus nas áreas da Biomassa e suas tecnologias de conversão para Bioprodutos, Biocombustíveis e Eletricidade.
Hoje, a Unidade de Bioenergia e Biorrefinarias possui uma equipa técnica e de investigação focada no apoio ao tecido empresarial nacional, na permanente criação de novo conhecimento tecnológico e científico nas diferentes áreas da Bioenergia e Bioeconomia Circular, apoiando tecnologicamente o desenvolvimento de projetos nacionais e europeus constituindo-se como facilitador na disseminação da Biomassa como recurso endógeno renovável.