A Área de Energia Eólica conta com uma equipa de investigadores com vasta experiência neste setor. O LNEG está envolvido em atividades de Energia Eólica há várias décadas, tendo estado presente no estudo e planeamento de grande parte do Parque Eólico Nacional. No atual contexto, onde se perspetiva uma fase de transição energética a curto/médio prazo, a Energia Eólica assume um papel da máxima importância no mix energético nacional. Neste contexto, a Área de Energia Eólica tem vindo a desenvolver um conjunto de atividades que visam apoiar o setor eólico nacional (e internacional), as quais assentam em diversos eixos, destacando-se:
- Modelação e avaliação do recurso eólico, atlas, bases de dados de vento e estimativa de produção energética de turbinas eólicas, incluindo a realização de campanhas experimentais de medição do vento com recurso a anemometria convencional e tecnologia de ponta (anemómetros de ultrassons e LiDAR);
- Planeamento do Aproveitamento de Energia Eólica e Apoio às Políticas Públicas, com recurso a Sistemas de Informação Geográfica;
- Desenvolvimento e Otimização de Tecnologia Eólica e sua O&M;
- Formação avançada em Energia Eólica. Estas atividades desenvolvem-se quer no âmbito de projetos de investigação, quer no âmbito de contratos de consultoria e apoio ao tecido empresarial.
O LNEG tem ainda um historial relevante no desenvolvimento do setor energético das ondas, sendo desenvolvidas várias atividades nesta área, entre outras:
- Avaliação e otimização do desempenho de conversores de energia das ondas,
- Disponibilização de dados de agitação marítima
- Formação avançada em Energia das Ondas.