634
PT EN LOGIN LOGIN
Energia Solar

Energia Solar


Energia Solar

Na área da Energia Solar desenvolvem-se atividades de Investigação, Desenvolvimento e Demonstração (I,D&D), assistência técnica e tecnológica, normalização e apoio a políticas públicas no âmbito dos sistemas de captação, conversão, armazenamento e utilização de energia solar. Estas atividades desenvolvem-se em duas subáreas de competência: Energia Solar Térmica e Energia Solar Fotovoltaica.

Energia Solar Térmica (ST)

A energia solar térmica corresponde a tecnologias e soluções com um leque muito variado de aplicações.

Para temperaturas abaixo dos 150ºC são exemplo a produção de águas quentes sanitárias e o aquecimento e arrefecimento ambiente. Neste domínio o LNEG participa no Solar Heating and Cooling Programme da AIE (SHC-IEA).
As aplicações com temperaturas acima de 150ºC, Solar Térmico de Concentração (CSP), recorrem a tecnologias para produção de eletricidade por via térmica e permitem incorporar sistemas de armazenamento térmico reduzindo o impacto da variabilidade do recurso solar (despachabilidade). A facilidade de hibridização com outras fontes de energia (p. ex. bioenergia) e a complementaridade face a outros sistemas produtores de energia elétrica, nomeadamente PV, é também importante. Estas tecnologias têm também grande potencial para produção de energia térmica para processos industriais e para aplicações termoquímicas como a produção de hidrogénio e de gases de síntese ou ainda o tratamento de resíduos e o processamento de materiais.
Neste domínio o LNEG participa no Joint Programme for CSP da European Energy Research Alliance (EERA JP-CSP) e integra infraestruturas de investigação nacionais e internacionais, nomeadamente a Infraestrutura Nacional de Investigação para a Energia Solar de Concentração (INIESC) e a Infraestrutura Europeia de Investigação para o Solar Térmico de Concentração (EU-SOLARIS).

A atividade de I&D e prestação de serviços vai desde o estudo do recurso solar, desenvolvimento, otimização e ensaio das tecnologias de conversão da radiação solar e de armazenamento da energia térmica, ao estudo da integração de sistemas solares térmicos em edifícios e processos, assim como o dimensionamento, modelação e monitorização dos sistemas solares mais adequados para cada aplicação. Contribui ainda para a implementação das políticas públicas na área de Energia Solar Térmica.

Energia Solar Fotovoltaica (PV)

A conversão direta da Energia Solar em Eletricidade é hoje uma das áreas tecnológicas de maior desenvolvimento no domínio das Energias Renováveis. Os objetivos globais deste desenvolvimento são basicamente o aumento da eficiência dos sistemas, a diminuição dos respetivos custos e a sustentabilidade da tecnologia.

O LNEG acompanha este desenvolvimento nas suas diferentes vertentes, quer pela participação em projetos de Investigação e Desenvolvimento nacionais e internacionais, quer em contractos de prestação de serviços com o setor empresarial, quer no envolvimento em Fora internacionais da área do fotovoltaico como o Technology Collaboration Programme PVPS (Photovoltaic Power Systems) da Agência Internacional de Energia como a European Energy Research Alliance, quer no domínio do processo normativo pela participação e Secretariado técnico da Comissão de Normalização Nacional de Fotovoltaicos CTE 82, quer ainda no domínio da Formação técnica especializada neste domínio. Tem também desenvolvido uma atividade de apoio às políticas públicas neste setor, participando em júris de atribuição de pontos de ligação de potência e em análises globais da tecnologia.

São exemplos dos projetos de Investigação suportados por programas nacionais ou europeus ou ainda com o setor empresarial, nomeadamente em tecnologias de conversão como por exemplo as tecnologias de películas finas baseadas em perovskites e kesterites, ou o desenvolvimento de módulos híbridos do tipo PV/T, os contratos de avaliação de desempenho de tecnologias em desenvolvimento, a modelação quer de sistemas autónomos, quer de sistemas distribuídos nomeadamente no contexto do autoconsumo e dos produtores/consumidores (Prosumers) ou em microredes fotovoltaicas quer de centrais fotovoltaicas integrados na rede elétrica, e a monitorização de sistemas e seus componentes, nomeadamente para aplicações em Edifícios ou em ambiente urbano, como exemplo os sistemas fotovoltaicos da fachada e parque de estacionamento do Edifício Solar XXI.

Projetos Relevantes

Notícias

Eventos

22/09
2020

Solar Energy Business Mixer
On-line B2B EEN Meetings

array(3) { ["responsible_name"]=> string(14) "António Joyce" ["responsible_email"]=> string(21) "antonio.joyce@lneg.pt" ["responsible_photograph"]=> bool(false) } int(634) string(13) "Energia Solar" bool(false) bool(false) string(4) "page"
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com