651
PT EN LOGIN LOGIN
Planeamento Sistemas Eléctricos ~100% Renováveis

Planeamento Sistemas Eléctricos ~100% Renováveis


Planeamento Sistemas Eléctricos ~100% Renováveis

A experiência do LNEG nas diferentes áreas-chave dos Sistemas de Energia que incluem: i) as Energias Renováveis, ii) a integração de geração renovável em redes e sistemas eléctricos; iii) a optimização do planeamento e operação de sistemas eléctricos com elevada participação renovável; e iv) a necessidade de assegurar flexibilidade, robustez e sustentabilidade para uma correcta operação desses sistemas. garantem ao LNEG a capacidade e competências no planeamento optimizado do desenvolvimento e exploração de centrais renováveis variáveis no tempo (VRE) incluindo a avaliação da sua complementaridade natural e tecnológica (e.g. geração eólica, fotovoltaica, CSP e hídrica) e das necessidades de robustez e segurança de sistemas electroprodutores tendencialmente 100% renováveis.

Novos paradigmas de flexibilidade e da gestão da oferta/procura. Previsão da produção renovável

Um domínio prioritário de atividade prende-se com a caracterização da flexibilidade do sistema elétrico e identificação das necessidades de gestão e diferimento temporal da carga líquida (consumo-produção VRE) pelo estudo do impacto da adoção de medidas de otimização e flexibilização de gestão de consumos (DSM). Essas medidas contribuem para a estabilidade do sistema elétrico, e para a sua sustentabilidade económica. Nesta área insere-se a avaliação técnica do impacto da adoção de medidas de otimização de gestão de consumos (DSM) e correspondente construção de modelos de negócio de gestão de consumos.

Interligação de vetores e sectores energéticos

O funcionamento futuro de sistemas eléctricos com preponderância de geração renovável variável no tempo, atribui uma função instrumental à capacidade de regularização dessa produção por via do armazenamento da energia de fontes renováveis, assumindo especial relevo o estudo, a par dos sistemas ~100% renováveis, do papel de apoio ao sistema eléctrico (e energético) de tecnologias de “Power-to-X”; “power-to-H2”; “Power to H2O” (dessalinização e purificação de água).

Projetos Relevantes

array(3) { ["responsible_name"]=> string(15) "Ana Estanqueiro" ["responsible_email"]=> string(23) "ana.estanqueiro@lneg.pt" ["responsible_photograph"]=> bool(false) } int(651) string(50) "Planeamento Sistemas Eléctricos ~100% Renováveis" bool(false) bool(false) string(4) "page"
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com