A área dos Materiais para a Energia é uma área transversal do LNEG onde se desenvolvem atividades de ID&D nos domínios do processamento e caracterização de novos materiais e do seu desempenho em aplicações relacionadas com as tecnologias da energia a partir de fontes renováveis, nomeadamente as da conversão e do armazenamento energéticos.
Esta área do desenvolvimento de materiais com adequadas propriedades funcionais é fundamental para suportar as tecnologias atuais e emergentes, que permitem assegurar a transição energética da economia baseada em combustíveis fósseis para uma economia sustentada em energias renováveis. A contribuição dos materiais é absolutamente crucial para o sucesso desta transição, tendo sido identificada, em diferentes documentos e planos estratégicos/roteiros, como um dos tópicos limitantes do aumento da penetração das energias renováveis na rede energética, e onde é premente investir.
A área dos Materiais tem múltiplas intersecções a outras áreas e tem focado as suas competências nas seguintes atividades:
- Desenvolvimento de Materiais
- Hidrogénio e Baterias
- Extração e Reciclagem de Materiais
- Durabilidade e Proteção Anti-corrosiva