Os recursos minerais são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. Portugal, devido à sua diversidade geológica, apresenta potencialidades para a ocorrência de um vasto leque de recursos minerais, os quais podem ocorrer com interesse económico de classe mundial, como é o caso dos depósitos de sulfuretos maciços na Faixa Piritosa Ibérica.
Tendo como objetivo contribuir para a sustentabilidade do consumo de matérias-primas minerais, o LNEG desenvolve atividades de investigação para o incremento do conhecimento sobre os recursos nacionais. Colabora com vários parceiros, desde a indústria à academia e procede à transferência de conhecimento para a sociedade através de publicações diversas e mapas temáticos, bem como desenvolvendo e mantendo a base de dados de recursos minerais nacionais disponível no GEOPORTAL.
O LNEG tem como principais objetivos a colaboração com empresas do setor mineiro, contribuindo para a inovação nas metodologias de revelação de recursos minerais e o apoio ao estado Português no âmbito das políticas publicas de salvaguarda e promoção dos recursos minerais.
A atividade do LNEG no desenvolvimento de investigação aplicada ao conhecimento dos recursos minerais e do potencial mineiro do território nacional, bem como da sua interação com o ambiente e a sociedade, reparte-se por três grandes domínios de intervenção, designadamente:
Prospeção, inventariação e valorização dos recursos minerais nacionais
Estudos para incrementar o conhecimento dos recursos geológicos (primários e secundários)
- Geofísica
- Geoquímica
- Caracterização estratigráfica, sedimentológica, petrológica, geoquímica e estrutural, incluindo datação de sedimentos para estudos de horizontes mineralizados
- Datação palinológica de sedimentos para estudos de bacias sedimentares com recursos geológicos (carvão, petróleo, gás natural e gás de xisto)
- Laboratórios vários para apoio a estas atividades
- Apoio técnico-científico a empresas do setor mineiro
- Transferência de conhecimento centrada em atividades de divulgação e publicações científicas e cartografia temática
- Desenvolvimento e manutenção das bases de dados de recursos minerais e geotérmicos.
Salvaguarda dos recursos minerais, Ordenamento do Território
- Gestão de bases de dados de recursos geológicos e hidrogeológicos referentes ao território nacional
- Contribuição para a preservação dos recursos minerais no âmbito de AIAs e PDMs.
- Redução da conflitualidade no território.
Salvaguarda do ambiente e benefícios para a sociedade
- Mapeamento da radioatividade natural
- Atividades didáticas de ciência
- Contribuição para diagnósticos ambientais