Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
arranque-do-projeto-xtract

Arranque do Projeto XTRACT


Arranque do Projeto XTRACT
alarmData de Publicação: 26 Janeiro, 2024Categoria: Investigação , Notícias Internacionais


O início oficial do projeto XTRACT – “A sustainable ecosystem for the innovative resource recovery and complex ore extraction”, liderado pela Universidade de Freiberg e financiado pelo Programa Horizonte Europa, ocorreu no dia 25 de janeiro de 2024 em Atenas. O projeto baseia-se na aplicação de metodologias inovadoras para a recuperação de recursos, avaliação de resíduos mineiros e identificação robusta de antigos depósitos de minérios complexos (escombreiras). O LNEG é responsável pela aplicação deste conjunto de metodologias no caso piloto português (Mina de São Domingos – Faixa Piritosa Ibérica).

Os investigadores Igor Morais e Rita Solá, coordenadores do projeto no LNEG, destacam que as metodologias inovadoras a desenvolver permitirão automatizar a prospeção e extração mineral em contextos mineiros complexos apresentando um novo conceito de mineração de precisão para a recuperação seletiva de metais valiosos em particular de matérias-primas críticas.

Rita Solá e Igor Morais junto ao roll-up do projeto XTRACT

Investigadores do LNEG, Rita Solá e Igor Morais.

O projeto XTRACT tem uma duração total de 36 meses e um financiamento total de 4 995 636,59€ e conta com a participação de 14 instituições multidisciplinares com larga experiência em projetos internacionais: TUBAF (coordenador), LTU, MUON, USAL, ACCELI, BRGM, UNP, LNEG, TUC, LAMMC, BJORKDAL, SAXORE, NTUA e GEOS.

Para mais informações siga a página do projeto em https://xtract-project.eu/.