Projeto CIRCO Hub Portugal: 3º track concluído…
Completou-se a 3 de março de 2022 o 3º track de design de negócios circulares no âmbito do CIRCO Hub Portugal. Mais 7 empresas nacionais tiveram a oportunidade de aplicar a metodologia CIRCO ao design de modelos de negócio e produtos mais circulares e de estabelecer planos concretos de implementação.
As empresas deste track multissetorial são diversificadas: a Aloft e a AMF, que produzem respetivamente calçado técnico e de segurança; a Castros, no campo da iluminação festiva; a Faprol, da indústria metalomecânica; da indústria extrativa e de mobiliário em pedra participou a Formas de Pedra; do mobiliário em cortiça a Movecho e, na vertente da louça metálica, a Silampos.
Os participantes aderiram de forma entusiástica à metodologia CIRCO e tiveram oportunidade de desenvolver e partilhar, durante as sessões, os seus objetivos em termos de oportunidades de aplicação de modelos de negócios circulares e de estratégias de design.
Dos resultados obtidos destacam-se a utilização de subprodutos para produzir novos produtos, o aumento da durabilidade dos produtos assim como a sua versatilidade e customização. Na sua maioria, agregaram ao modelo de negócio a componente de serviços pós-venda (nomeadamente o aluguer, o leasing, a reparação, a manutenção e a reutilização), de forma a criar mais valor económico e ecológico ao seu negócio e a fidelizar os clientes.
Ficou mais uma vez demonstrado o potencial que a metodologia CIRCO possui para impulsionar empresas dinâmicas e que pretendem fazer evoluir o seu negócio para um patamar ainda mais sustentável e circular, oferecendo uma proposta de valor estruturada que vá ao encontro desses objetivos. Equipas motivadas tiram um maior partido desta experiência e fazem com que o projeto CIRCO Hub Portugal continue a abraçar este desafio como uma verdadeira missão de capacitação do tecido empresarial nacional no domínio do design de modelos de negócios circulares.
Este track foi desenvolvido e ministrado por formadores e facilitadores nacionais, tendo no final sido atribuída a António Oliveira (IAPMEI) e a João Mascarenhas (LNEG) a merecida certificação de formadores CIRCO. O CIRCO Hub Portugal conta agora com 5 formadores certificados.
… e o 4º track iniciado!!!
Como os objetivos do CIRCO Hub Portugal são ambiciosos, uma semana depois da conclusão do 3º track, deu-se início ao 4º track, desta vez orientado para empresas do setor têxtil e do calçado. Estão neste momento 10 empresas a desenvolver novos modelos de negócio, explorando opções de circularidade ao nível do próprio negócio e do design de produtos.
Acompanhe todos os desenvolvimentos e junte-se a nós neste desafio em www.circohubportugal.lneg.pt