O projeto CIRCO Hub Portugal continua a sua trajetória de capacitação de empresas e designers no domínio do design de modelos de negócios circulares, mas está já a pensar no futuro: com base em necessidades identificadas por vários stakeholders nacionais, explorar o potencial de expansão da metodologia ao setor dos serviços, nomeadamente nas atividades relacionadas com o turismo.
Nessa perspetiva, e tendo conhecimento, através da rede CIRCO internacional que os hubs de Singapura e da Tailândia têm experiência nesses domínios, promoveu-se uma primeira reunião com os seus representantes no passado mês de fevereiro, para troca de experiências. Estiveram presentes elementos da equipa de Portugal (Cristina Rocha, Jorge Alexandre, David Camocho e Cristine Jordão, do LNEG), bem como Karin Aue (Singapura) e Kamonnart Ongwandee (Tailândia). Para além de aspetos metodológicos e da sua aplicabilidade aos serviços (p. ex. nas áreas da restauração, hotelaria, etc.) foi igualmente partilhada a adesão das empresas ao programa CIRCO e fontes de financiamento existentes.
Foi, assim, um primeiro momento de trabalho em rede de três dos 14 hubs internacionais existentes à data, que o programa internacional CIRCO tem espalhados pelos diversos continentes. Mais interações e partilhas serão fomentadas e realizadas num futuro próximo. Consulte aqui estes e outros resultados.