3779
PT LOGIN LOGIN
Afloramentos de Tojal dos PereirosAfloramentos de Tojal dos PereirosAfloramentos de Tojal dos Pereiros

Classificação dos Afloramentos de Tojal dos Pereiros como Monumento Natural Local


Classificação dos Afloramentos de Tojal dos Pereiros como Monumento Natural Local
alarmData de Publicação: 28 outubro, 2019
Categoria: Noticias Nacionais

O processo de classificação, promovido pela Câmara Municipal de Bragança, contou com o apoio técnico-científico do LNEG.

Em 2016, a Câmara Municipal de Bragança solicitou ao LNEG apoio técnico-científico na salvaguarda e valorização de alguns destes afloramentos de rochas granulíticas de Tojal de Pereiros, integrados na nova zona Industrial.

Trata-se de uma zona constituída por rochas metamórficas geradas a mais 30 km de profundidade no nosso planeta, a temperaturas próximas dos 800ºC e pressões de mais de 10 kbars. São designadas de granulitos. Estas rochas ocorrem no Cabeço de Tojal dos Pereiros, nas proximidades de Bragança e são consideradas muito provavelmente com as rochas mais antigas que ocorrem no nosso País. A datação absoluta destas rochas aponta para uma idade de metamorfismo de 1000 a 1160 milhões de anos.

O processo de classificação destes afloramentos como Monumento Natural local foi aprovado por unanimidade da Assembleia Municipal de Bragança (publicado em DR, 2ª série, nº 154, aviso nº 12904/2019, de 13 de Agosto de 2019).

Integrando a categoria de \”Locais com Interesse Geológico\”, o Tojal dos Pereiros consta do inventário de sítios com interesse geológico do Geoportal do LNEG e passará a integrar o Inventário Nacional de Geossítios, na categoria de Terrenos Exóticos do Nordeste de Portugal.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com