Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
critical-raw-materials-act-estrategias

Critical Raw Materials Act: Estratégias


Critical Raw Materials Act: Estratégias
alarmData de Publicação: 30 Novembro, 2023Categoria: Investigação , Notícias Nacionais


Com o objetivo de delinear estratégias futuras que vão ao encontro das tarefas previstas no Critical Raw Materials Act (CRMA), as Unidades de Recursos Minerais e Geofísica (URMG), de Geologia, Hidrogeologia e Geologia Costeira (UGHGC) e de Informação Geocientífica (UIG) do LNEG, juntamente com o Conselho Diretivo, estiveram reunidas, no Campus de Aljustrel, no passado dia 29 de novembro.

O CRMA estabelece um quadro regulamentar para a seleção e implementação de projetos estratégicos de matérias-primas nos Estados-Membros da UE, desenvolve um mecanismo para a monitorização coordenada de cadeias de abastecimento de matérias-primas críticas e adopta medidas para mitigar os riscos de abastecimento.

Em particular, o art. 18º do CRMA apresentará uma série de ações e desafios para os estados-membros quando o mesmo for publicado em forma de regulamento.

Estas medidas visam, em súmula: 1- a criação de um programa nacional de prospecção visando as matérias primas críticas em particular; 2- a definição de planos que incluam as seguintes tarefas: a) Mapeamento mineral em escala adequada; (b) Campanhas geoquímicas em sedimentos e rochas; (c) Levantamentos geofísicos; (d) Tratamento dos dados recolhidos através da prospecção geral, nomeadamente através do desenvolvimento de mapas preditivos; e (e) Reprocessamento destes dados geocientíficos para verificar ocorrências minerais não identificadas contendo matérias-primas críticas; 3- Divulgação deste dados em sítios públicos; e 4 –  Classificação das ocorrências minerais na UNFC.