Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
dia-internacional-dos-sistemas-de-informacao-geografica-sig

Dia Internacional dos Sistemas de informação Geográfica (SIG)


Dia Internacional dos Sistemas de informação Geográfica (SIG)
alarmData de Publicação: 16 Novembro, 2022Categoria: Notícias Nacionais


A evolução dos SIG no LNEG

Este ano o Dia Internacional dos SIG comemorou-se no dia 16 de novembro e o LNEG adere a este evento mundial, comprovando a relevância que estes sistemas têm na sua atividade e áreas de atuação.

Em termos de gestão e disponibilização de informação geocientífica, destacamos o geoPortal da Energia e Geologia. Mas será necessário recuar algumas décadas para conhecer os primórdios dos sistemas associados.

A introdução dos SIG no LNEG e instituições antecessoras ocorreu em 1995 com a adoção das tecnologias digitais no tratamento dos levantamentos geológicos de campo, para auxiliar a produção da cartografia geológica em papel.  Outro marco relevante foi a conversão do arquivo de cartografia geológica, de formato analógico para digital, para acesso através da rede do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG). Não obstante a não concretização, este projeto permitiu a conversão de 344 minutas de campo à escala 1:25 000 para formatos digitais. A produção de cartografia temática em SIG prosseguiu, nomeadamente com cartas hidrogeológicas e recursos minerais.

Simultaneamente, davam-se também os primeiros passos no desenvolvimento do sistema de informação geocientífica institucional que deu origem ao e-Geo – o Sistema Nacional de Informação Geocientífica. Este sistema constituiu a primeira infraestrutura de dados espaciais do LNEG, que permitiu disponibilizar gratuitamente conteúdos institucionais de índole geocientífica na Internet.

A entrada em vigor da Diretiva europeia INSPIRE, em 2007, veio obrigar a instituição a cumprir uma série de requisitos que levaram a uma reformulação dos seus processos de cedência de dados em formato digital. Estes requisitos, a par dos grandes avanços nas tecnologias WebSIG, promoveram o desenvolvimento de uma nova infraestrutura de dados espaciais, substituindo o e-Geo, na disponibilização dos produtos resultantes da atividade institucional – o geoPortal do LNEG. Nesta infraestrutura foram sucessivamente disponibilizados vários conjuntos de dados espaciais.

O atual geoPortal da Energia e Geologia surgiu em 2020, com o principal objetivo de criar uma interface, mais intuitiva, atrativa e rápida que a anterior, constituindo uma montra para a disponibilização da informação espacial do LNEG, nos domínios da Energia e Geologia.

Além de ser uma ferramenta interna de organização e gestão da informação, o geoPortal permite ainda criar um ponto de acesso único à informação espacial do LNEG, onde qualquer internauta pode pesquisar, consultar, analisar e eventualmente fazer o download da informação científica e técnica, produzida e/ou existente na Instituição.

Esta nova plataforma acrescentou valor ao repositório do LNEG, através da integração de funcionalidades melhoradas. Como sistema dinâmico em contínua evolução, quer por requisitos internos ou externos e alinhados com avanços tecnológicos, estão em curso novos desenvolvimentos e atualizações na plataforma para uma melhor experiência no acesso à informação geocientifica.