A comunidade científica é responsável pelo avanço do conhecimento, contribuindo para o constante progresso tecnológico e para a qualidade de vida dos cidadãos nas mais diversas vertentes.
Este facto tem fortalecido a perceção do público sobre as vantagens dos avanços científicos no quotidiano de uma sociedade cada vez mais exigente. O fácil acesso à informação aumentou a atração pela investigação científica que hoje é parte integrante da formação de muitos jovens, fortalecendo a cultura do saber e o prazer pela descoberta baseado na curiosidade.
Em Portugal, os investigadores dos Laboratórios de Estado cumprem atividades científicas estratégicas a nível nacional com impacto no cumprimento de políticas públicas e desenvolvimento de sectores privados. Neste enquadramento, no Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), os investigadores focam-se no conhecimento aprofundado dos recursos renováveis para a energia, e nos recursos e riscos geológicos, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável. O LNEG é uma instituição aberta à sociedade, com fortes associações nacionais e internacionais recebendo cientistas de todo o Mundo que colaboram com as suas equipas, num posicionamento global para a construção de um futuro comum.
O LNEG associou-se ao Dia Nacional dos Cientistas, celebrando o trabalho da comunidade científica no dia 16 de maio. A escolha desta data constitui uma homenagem a José Mariano Gago, nascido nesse dia em 1948, pela sua contribuição para a ciência nacional e foi consagrada na Resolução da Assembleia da República n.º 228/2016, de 15 de novembro.