Palestra "A Geologia na História de Lisboa"

A Palestra "A Geologia na História de Lisboa" realizou-se no dia 27 de junho, no Museu Geológico de Lisboa


Orador: Jorge Sequeira

Resumo:

Esta primeira palestra, visa dar a conhecer elementos recolhidos da análise da bibliografia sobre a geologia da Cidade de Lisboa, produzida em diferentes momentos pelos geólogos dos Serviços Geológicos de Portugal, bem como de outras referências fundamentais datadas do final do Sec. XVIII e do Início do Sec. XIX, em que se constatou que muitos dos locais referidos correspondiam a locais de exploração de rochas e minerais industriais, actualmente integrados na malha urbana da capital e há muito esquecidos, o que contextualizado com o povoamento e desenvolvimento urbano da cidade, permite estabelecer de forma inequívoca o papel que a geologia da região teve no seu desenvolvimento e de que forma deixou marca indelével na capital, quer na forma como se foi organizando o território, quer no rico património edificado.

Nota biográfica:

Jorge Manuel Duarte de Sequeira é Engenheiro Geólogo (FCT-UNL) e Técnico Superior do Museu Geológico do Laboratório Nacional de Energia e Geologia. As suas principais actividades são a gestão das Colecções do Museu Geológico e o desenvolvimento e gestão de sistemas de informação.
Interesses: recursos minerais, rochas e minerais indústrias, estratigrafia e Paleontologia, arqueologia industrial, história e evolução da cidade de Lisboa. 

Destinatários:

Público em geral.

Data e hora:

27 de junho de 2015 das 15:00h às 16:00h.

Localização

Pesquisar nesta área