Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
edital-07-2022-concurso-para-atribuicao-de-uma-bolsa-de-investigacao

Edital 07/2022 – Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação


Edital 07/2022 – Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação
alarmData de Publicação: 25 maio, 2022
Categoria: Investigação , Notícias Nacionais

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Mestre no âmbito do Projeto “Move2LowC (PPS3) – Combustíveis de Base Biológica” – LISBOA-01-0247-FEDER-046117, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Regional de Lisboa (Lisboa 2020) do Portugal 2020.

Área Científica: Ambiente/Engenharia/Energia/Biotecnologia/Biologia/Química.

Requisitos de Admissão: Estudantes inscritos num doutoramento, nas áreas de Ambiente/Engenharia/Energia/Biotecnologia/Biologia/Química ou áreas afins ou mestres inscritos em cursos não conferentes de grau académico, integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvidos em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D.

Fatores de preferência: Conhecimentos nas áreas de aproveitamento energético de resíduos de biomassa por processos termoquímicos, sobretudo por gasificação, reforma com vapor e análise química de gases por cromatografia gasosa. No caso de estudantes de mestrado, adequação do tema de mestrado à investigação a realizar no âmbito do projeto. Bons conhecimentos de inglês (oral e escrito).

Plano de Trabalho: Pretende-se que o candidato venha a realizar trabalho de investigação no âmbito das tarefas do projeto citado, nomeadamente realização de estudos de gasificação de biomassa lenhocelulósica, de limpeza e valorização de gases de gasificação e reforma com vapor. O trabalho inclui utilização de métodos de cromatografia gasosa e termogravimétricos (TGA). Colaboração na preparação de artigos sobre o trabalho desenvolvido para publicação em revistas da especialidade. Apoio à elaboração de relatórios técnicos e financeiros no âmbito do projeto.

Duração da Bolsa: A Bolsa terá a duração de 10 meses com início previsto em 01 de setembro de 2022, podendo ser prorrogável, mas não podendo ultrapassar a data de conclusão do projeto (junho de 2023).

Prazo de Candidatura: O concurso encontra-se aberto de 25 de maio a 8 de julho de 2022.

Barra de logotipos - Lisboa2020, Portugal2020, União Europeia FEDER