Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Mestre no âmbito do Projeto “A FRONTrunner approacTransition to a circular & resilient future: deployment of systemic solutions with the support of local clusters and the development of regional community-based innovation schemes — FRONTSH1P”, com a referência 101037031, financiado pela Comissão Europeia, através do concurso H2020-LC-GD-2020-3.
Área Científica: Engenharia Química / Biotecnologia / Química.
Requisitos de Admissão: Estudantes de doutoramento nas áreas de Engenharia Química, Engenharia Biológica, Química, Biotecnologia ou áreas afins ou mestres inscritos em cursos não conferentes de grau académico, integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvidos em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D.
Factores de preferência: Conhecimentos nas áreas de engenharia química e processamento bioquímico de biomassa lignocelulósica. No caso de estudantes de doutoramento, adequação do tema de doutoramento à investigação a realizar no âmbito do projeto. Bom domínio da língua inglesa.
Plano de Trabalho: Pretende-se que o candidato venha a realizar trabalho de investigação no âmbito das tarefas do projeto citado, nomeadamente realização de estudos de de pré-tratamento de biomassa lignocelulósica e ensaios de hidrólise enzimática de biomassa lignocelulósica e a caracterização das correntes obtidas. O trabalho inclui utilização de métodos de caraterização de biomassa lenhocelulósica, cultivo microbiano, doseamento de atividades enzimáticas e hidrólise enzimática de biomassa para a preparação de soluções concentradas de açúcares.
Prazo de Candidatura: O concurso encontra-se aberto de 1 a 30 de junho de 2022.