Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
edital-6-2021-concurso-para-atribuicao-de-uma-bolsa-de-investigacao

EDITAL 6/2021 - Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação


EDITAL 6/2021 – Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação
alarmData de Publicação: 29 abril, 2021
Categoria: Investigação , Noticias Nacionais

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do Projeto “Transições Transformativas Sustentáveis – Conciliar a Aceleração das Transições para Baixo Carbono com Transformações do Sistema (SUS2TRANS) (PTDC/GES-AMB/0934/2020) financiado exclusivamente por fundos nacionais através da FCT, I.P.”, que tem como objetivo identificar as estratégias de transição de baixo-carbono com maior efeito transformador em outros sectores da economia e o modo como os países e regiões se estão a preparar para essa transformação (https://ciencia.iscte-iul.pt/projects/transicoes-transformativas-sustentaveis—conciliar-a-aceleracao-das-transicoes-para-baixo-carbono/1574).

Área Científica: Energia; Transições Sustentáveis.

Requisitos de Admissão: 

Frequência de doutoramento nas áreas de Economia Politica, Políticas Públicas, Desenvolvimento Sustentável, Estudos de Desenvolvimento, Ambiente e Sustentabilidade, Sistemas Sustentáveis de Energia, Ciência Política, ou outros domínios da Economia, Sociologia ou Geografia relevantes para a temática do projeto.
Mestrado nas áreas de Economia, Sociologia, Gestão, Geografia Económica, Sustentabilidade ou áreas afins.

Fatores de Preferência: 

  1. Adequação do tema de doutoramento à investigação a realizar no âmbito do projeto;
  2. Conhecimentos/ experiência na área das transições socio-técnicas sustentáveis; e/ou conhecimentos/ experiência na  área  da  energia  numa  perspetiva  económica e social; e/ou conhecimentos/ experiência na área da inovação e das políticas públicas;
  3. Experiência na  utilização  de  metodologias  qualitativas  de  análise  (para  recolha  e  tratamento  de  informação),  bem  como experiência  na  utilização  de  métodos  de  análise  quantitativa (por exemplo, estatística, econometria, análise de redes, etc);
  4. Domínio da língua inglesa.

Plano de Trabalho: 

  1. Realização de investigação científica no seguintes domínios: Revisão crítica da literatura sobre estratégias de transição sustentável; Avaliação das tendências de mudança ao nível empresarial induzida pelo processo de transição; Definição e aplicação de quadro analítico visando a identificação de políticas públicas promotoras de transformação estrutural.
  2. Recolha, processamento, organização e tratamento de dados, de natureza quantitativa e qualitativa, de apoio à investigação a realizar no âmbito do projeto.
  3. Colaboração na preparação de publicações científicas.
  4. Organização / participação em atividades disseminação e debate com diversos tipos de audiências.

Prazo de Candidatura: O concurso encontra-se aberto de 29 de abril a 12 de maio de 2021.

FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia