Terminou o prazo do concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado no âmbito do Projeto IMPROVEMENT – Integration of Combined Cooling, Heating and Power Microgrids in Zero-Energy Public Buildings Under High Power Quality and Continuity of Service Requirements (SOE3 / P3 / E0901).
Área Científica: Operação de micro-redes (em corrente alternada), Gestão do Consumo de Energia Elétrica¹.
Requisitos de Admissão: Estudantes de mestrado ou mestrado integrado nas áreas de Engenharia Eletrotécnica, Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Eletrónica ou Mecatrónica, Engenharia Física, Física, Energia ou outra, Engenharia análoga ou licenciados inscritos em cursos não conferentes de grau académico, integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvidos em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D.
Factores de preferência: Conhecimentos nas áreas de: controlo e operação de microredes, electrónica de potência, inversores e sistemas sincronizadores; gestão de consumo de energia elétrica; ensaios experimentais de (micro) redes eléctricas. No caso de estudantes de mestrado, adequação do tema de mestrado à investigação a realizar no âmbito do projeto. Bom domínio da língua inglesa.
Plano de Trabalho: Pretende-se que o candidato venha a realizar trabalho de investigação no âmbito das tarefas do projeto citado, nomeadamente na operacionalização na micro-rede instalada no edifício do projeto piloto do LNEG (componente eléctrica e de controlo da gestão de consumo) seu ensaio e validação experimental. Este trabalho encontra-se detalhado nos grupos de tarefas GT4 e GT 5 do projeto e engloba as fases de especificação dos parâmetros de controlo, definição e realização de ensaios experimentais do projeto piloto (vertente eléctrica e de integração) e relatório dos ensaios.
Duração da Bolsa: A Bolsa terá a duração de 6 meses com início previsto em 1 de outubro de 2022.
Prazo de Candidatura: O concurso encontrou-se aberto de 25 de maio a 5 de agosto de 2022.
¹ DSM-“Demand Side Management”