A digestão anaeróbia (DA) é uma tecnologia biológica muito eficaz que combina a produção de um biocombustível com a gestão sustentável de resíduos e culturas agrícolas energéticas. Existem na Europa mais de 21000 digestores (75 %) combinados com a agricultura, gerando energia elétrica e calor. A agricultura tornou-se num modelo de economia circular capaz de sequestrar e trazer o carbono no solo, contrariando as mudanças climáticas.
Apresentação disponível aqui.
Orador
Santino Di Berardino – Investigador do LNEG
Nota biográfica
Santino Eugénio Di Berardino é Investigador Principal da Unidade de Bioenergia e Biorrefinarias do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG). É Engenheiro Químico e Doutor em Engenharia Sanitária e Ambiental.
Realizou e coordenou vários projetos de investigação financiados a nível nacional e europeu, sobre gestão de resíduos, bioenergia, co-digestão, tratamento de efluente e resíduos, utilização do biogás, etc. Também executou diversas unidades de demonstração à escala piloto e real. É autor de cerca de 80 artigos científicos, alguns dos quais (20) foram publicadas em revistas e livros científicos. Registou duas Patentes Nacionais.
De 2006 a 2018 foi Professor Associado convidado da Faculdade de Ciências da Universidade Técnica de Lisboa, tendo lecionado na cadeira energia da biomassa e coordenado estágios técnicos para estudantes nacionais e internacionais.
Pertence ao pool de avaliadores externos da “European Science Foundation” e atua como avaliador de candidaturas a programas de financiamento para diversas entidades científicas de Estados membros e nacionais. É membro sénior da Ordem dos Engenheiros Portugueses e Vice-presidente do grupo especializado da IWA (International Water Association) em pré-tratamento de águas residuais industriais.