Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
analise-dum-elemento-de-fachada-termoregulador

Análise dum elemento de fachada termoregulador


Análise dum elemento de fachada termoregulador
directionsLocalização: Online
todayEvento a realizar: 21/12/2021
timerHorário: 11:00-12:00
alarmData de Publicação: 09 dezembro, 2021

O aumento do consumo de energia, a diminuição dos recursos naturais e os custos crescentes da energia irão ter um impacto significativo no padrão de vida das gerações futuras. Nesta situação, o desenvolvimento de fontes de energia alternativas para edifícios residenciais e não residenciais é uma prioridade. O design de soluções económicas e energeticamente eficientes integradas em edifícios, capazes de lidar com os desafios do clima de verão e inverno apresenta-se como uma meta ambiciosa.
Pretende-se apresentar a análise do comportamento térmico dum novo elemento de fachada integrando nanofluidos (água com nanopartículas) para absorção volumétrica de radiação solar para fomentar a inercia térmica e o conforto ambiente de edifícios. A fachada é composta por duas cavidades separadas por isolamento térmico. Durante o Verão, o fluido está na cavidade interior durante o dia e transferido para a cavidade exterior durante a noite. Durante o Inverno ocorre o processo oposto. Para este comportamento dinâmico uma pequena bomba é usada para controlar o escoamento do fluido. As paredes de água apresentam duas grandes vantagens: a água apresenta para o mesmo volume o dobro do calor específico do cimento e a transferência de calor na água é mais rápida uma vez que ocorrem fenómenos de convecção. Neste caso o fluido usado apresenta as vantagens da água acrescidas da absorção volumétrica da radiação solar através das nanopartículas.
Os resultados obtidos são validados com medidas experimentais num protótipo que está instalado no LNEG.

Destinatários: Intervenientes na área da térmica de edifícios.

Orador

Jorge Facão

Nota biográfica

Jorge Facão concluiu o doutoramento em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto em 2005. É Investigador no Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) desde 2009 onde é atualmente o coordenador do Laboratório de Energia Solar. Tem experiência e interesse em experimentação e modelação de sistemas térmicos e sistema de energia solar térmica. Autor de 19 artigos científicos com publicação sujeita à apreciação prévia de avaliadores e 18 publicações em atas de conferências. É revisor em diversas revistas internacionais na área da energia térmica. Como experiência académica foi professor convidado de Termodinâmica e Transferência de Calor na Universidade do Porto. Orientou na mesma escola uma tese de mestrado integrado em Engenharia Mecânica. Foi ainda docente convidado na Universidade Nova de Lisboa. Participou em diversos projetos de investigação, sendo atualmente investigador responsável no LNEG do projeto Sudoket e coordenador dum projeto do Solar Certification Fund. Orientou também oito teses de mestrado integrado que decorreram no Laboratório de Energia Solar do LNEG.

Inscrição
A participação no evento é gratuita mediante inscrição. Inscreva-se aqui.