Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
ciclo-de-vida-lca-e-principais-impactes-ambientais-em-aplicacoes-solares-residenciais

Ciclo de Vida (LCA) e principais impactes ambientais em aplicações solares residenciais


Ciclo de Vida (LCA) e principais impactes ambientais em aplicações solares residenciais
directionsLocalização: Edifício Solar XXI, LNEG - Campus do Lumiar
todayEvento a realizar: 16/02/2023
timerHorário: 15:00-16:00
alarmData de Publicação: 31 Janeiro, 2023

Esta apresentação pretendeu apresentar os principais impactes ao longo do ciclo de vida de sistemas solares térmicos e fotovoltaicos aplicados em edifícios de habitação. Embora as energias renováveis e nomeadamente a energia solar sejam tecnologias com baixo impacte ambiental, podem ser identificados alguns impactes da integração dos coletores solares térmicos e módulos fotovoltaicos em instalações de edifícios.

Destinatários: Engenheiros, arquitetos, investigadores, centros de formação profissional (sector da construção).

Apresentação

Ciclo de Vida (LCA) e principais impactes ambientais em aplicações solares residenciais

Oradores

Ana Paula Duarte e David Loureiro

Notas biográficas

Ana Paula Duarte é Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa (1982). Pós-graduada em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (1990). Investigadora auxiliar do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) na Unidade de Energias Renováveis e Eficiência Energética (UEREE).

Participa e coordena projetos nacionais e internacionais, sendo atualmente responsável, por parte do LNEG, pelo projeto ReNaturalZEB, projeto europeu finaciado pelo programa LIFE, que tem como objetivo testar e promover novos materiais e soluções construtivas para alcançar Edifícios de Consumo de Energia Quase Nulos com baixa pegada de carbono, usando materiais naturais e reciclados; e pelo projeto NaturBuild, financiado pelo projeto ERASMUS, que tem como objetivo a criação de um curso de formação abrangente, baseado em módulos, para capacitar operários da construção civil na instalação, manutenção e desconstrução de coberturas verdes, que são Soluções Baseadas na Natureza (NBS- nature-based solutions) tendo em vista a sustentabilidade urbana e dos edifícios.

David Loureiro é investigador auxiliar do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) na Unidade de Energias Renováveis e Eficiência Energética (UEREE). Participa em projetos nacionais e europeus em áreas chave da Energia Solar Térmica e da Integração de Renováveis em processos industriais e edifícios. Possui o Diplôme d’Etudes Approfondies (DEA) opção “Energétique” (1987) da Universidade de Nice (França).