Teve lugar no passado dia 19 de setembro, a Conferência Final do Projeto OceanTrans, intitulada “O potencial transformador das energias renováveis: O caso das energias marinhas”.
Esta conferência visou compreender como o desenvolvimento das novas tecnologias renováveis pode contribuir para a transformação industrial e perceber as oportunidades e desafios que daí decorrem para os países e regiões. Para tal, foram debatidos com um painel de reconhecidos especialistas e representantes de instâncias governamentais nacionais e europeias, os principais resultados do projeto OceanTrans e suas implicações tanto em termos teóricos, como de estratégia empresarial e política industrial.
No evento foi ainda lançado o Diretório de Empresas em Energias Marinhas, que dá a primeira visão de conjunto da cadeia de valor emergente nesta área.
A conferência teve lugar no Iscte (Auditório Ferreira de Almeida (B2.03) ) com formato híbrido (presencial e virtual).
O projeto OceanTrans é coordenado pelo LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia (Margarida Fontes e Juliana Barbosa) e tem como parceiros o DINAMIA’CET- ISCTE e a Universidade do Porto, sendo financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/GES-OUT/30559/2017).