Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
from-biomass-to-a-final-product-in-more-sustainable-manner-proof-of-concept

From biomass to a final product in more sustainable manner – proof of concept


From biomass to a final product in more sustainable manner – proof of concept
directionsLocalização: Online
todayEvento a realizar: 07/12/2021
timerHorário: 11:00-12:00
alarmData de Publicação: 22 novembro, 2021

A palestra tem como objetivo apresentar alguns exemplos de tecnologias de valorização da biomassa aplicando solventes mais sustentáveis, cobrindo desde o pré-tratamento até ao produto final, que poderá ser um biocombustível ou outros produtos de valor acrescentado. Assim, os solventes sustentáveis deixam de constituir apenas uma solução para os desafios de pré-tratamento da biomassa, demonstrando-se o seu potencial de utilização numa vasta gama de processos cobrindo toda a cadeia de valorização da biomassa.

Destinatários: Investigadores, Técnicos e todos os interessados nesta temática.

Orador

Rafal Lukasik

Nota biográfica

Rafal Lukasik é Mestre em Tecnologia Química (Universidade Técnica de Varsóvia, Polónia, 2002) e Doutorado em Engenharia Química (Universidade Nova de Lisboa, Portugal, 2007).
Iniciou os seus trabalhos de investigação na Universidade Técnica de Varsóvia e em 2003 realizou diversos estágios no âmbito do programa Marie Skłodowska-Curie na The Queen’s University Ionic Liquid Laboratories Research Centre, Belfast, Irlanda do Norte e em 2006 na Technische Universität Hamburg-Harburg, Hamburgo, Alemanha. Em 2009 integrou a equipa da Unidade de Bioenergia do LNEG como investigador auxiliar no âmbito dos programas Ciência 2008 e Investigador FCT. Atualmente é Investigador Principal na Unidade de Bioenergia e Biorrefinerias do LNEG, sendo Responsável pela Área de I&D de Biorrefinerias para a Bioenergia. Ao longo do seu percurso científico, tem estado envolvido em diversos projetos I&D na área da química verde e a sua aplicação em catálise, reações químicas e valorização de resíduos e subprodutos lenhocelulósicos no âmbito do conceito das biorrefinarias.
É autor de mais de 90 publicações (h-índice = 37), inventor de 1 patente mundial e 5 patentes nacionais e editor de 2 livros publicados pela Royal Society of Chemistry. Orientador da primeira vencedora portuguesa do prémio Green Talents Awards organizado pelo Ministério da Educação e Investigação da Alemanha.

Inscrições:

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias. Registe-se aqui.