Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
localenergy-recursos-locais-para-aplicacoes-multifuncionais-de-captacao-de-energia-com-base-em-tetraedrite

LocalEnergy - Recursos Locais para Aplicações Multifuncionais de Captação de Energia com base em Tetraedrite


LocalEnergy – Recursos Locais para Aplicações Multifuncionais de Captação de Energia com base em Tetraedrite
directionsLocalização: Online
todayEvento a realizar: 14/10/2021
timerHorário: 11:00-12:00
alarmData de Publicação: 06 outubro, 2021

O projeto LocalEnergy (PTDC/EAM-PEC/29905/2017), com uma duração de 44 meses (outubro/2018 a maio/2022), visa o desenvolvimento de materiais termoelétricos (TE), através da utilização de materiais à base de tetraedrites naturais e sintéticas, e o desenvolvimento de novos absorsores para células solares de filmes finos (CSFF), usando materiais à base de tetraedrites sintéticas. O LocalEnergy é assim um projeto multidisciplinar de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D&I), envolvendo atividades no domínio da ciência dos materiais, da geologia e das energias renováveis. Tem como instituição coordenadora o LNEG, como instituições participantes o C2TN e o CENIMAT-i3N e como instituição colaboradora a DGEG. A utilização da tetraedrite (Cu12Sb4S13) como matéria-prima apresenta inúmeras vantagens pois para além de ser um mineral muito abundante, ao contrário dos atuais principais constituintes dos sistemas TE e da camada absorsora das CSFF que contêm elementos raros e dispendiosos, possui excelentes propriedades termoelétricas e óticas. Um outro fator relevante deriva de a tetraedrite ser um recurso mineral local, presente na Zona Sul Portuguesa da Faixa Piritosa Ibérica.

Nesta palestra faz-se uma apresentação geral do projeto LocalEnergy bem como das principais atividades desenvolvidas pela equipa do LNEG e dos respetivos resultados até agora obtidos, tanto na vertente do desenvolvimento de materiais TE como no desenvolvimento de novos absorsores para CSFF.

Destinatários: Investigadores, técnicos, empresas, interessados no tema do desenvolvimento de sistemas energéticos sustentáveis.

Orador

Filipe Neves

Nota biográfica

Filipe Neves é Investigador Auxiliar na Unidade de Materiais para a Energia (UME) do LNEG. Licenciado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pelo Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa (1994), e doutor em Engenharia de Materiais pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (2005). Tem focalizado a sua investigação na área do desenvolvimento de materiais nanoestruturados via pulverotecnologia. Atualmente as suas atividades de I&D centram-se no desenvolvimento de compostos calcogenetos (contendo elementos abundantes e ambientalmente benignos) para aplicações em sistemas de conversão de energia, por exemplo, para aplicações termoelétricas e fotovoltaicas. É autor de vários artigos científicos publicados em revistas e atas de conferências internacionais na área da Ciência e Engenharia de Materiais e coautor de uma patente nacional. Tem participado em projetos nacionais e internacionais, sendo coordenador do projeto nacional LocalEnergy.

Inscrição

A inscrição é gratuita mas obrigatória, inscreva-se aqui.

Mais informação sobre o projeto: http://localenergy.lneg.pt