Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
necessidades-de-materiais-de-construcao-para-a-geracao-de-eletricidade-renovavel-na-uniao-europeia

Necessidades de materiais de construção para a geração de eletricidade renovável na União Europeia


Necessidades de materiais de construção para a geração de eletricidade renovável na União Europeia
directionsLocalização: Online
todayEvento a realizar: 11/10/2023
timerHorário: 15:00-16:00
alarmData de Publicação: 03 outubro, 2023

Tem-se falado muito na questão das matérias primas críticas e da sua importância para o setor energético. Mas além destes materiais são necessários outros recursos minerais, porventura mais abundantes. Neste webinar apresentamos as quantidades de cimento, aço e vidro necessários para cumprir com as metas de eletricidade renovável na Europa já em 2030. Estimamos as necessidades de água e areia para a implementação de centros eletroprodutores renováveis. Além dos volumes de recursos naturais que irão ser necessários, apresentamos o impacto que esta variação irá ter nas emissões de CO2 associadas à produção destes materiais, tendo em conta a atual cadeia de valor. Por fim, respondemos à questão sobre qual o impacto que medidas de economia circular como a reciclagem poderão ter nestas emissões.

Destinatários: empresas e associações de energia renovável, empresas de construção, investigadores e decisores públicos.

Apresentação
Necessidades de materiais de construção para a geração de eletricidade renovável na União Europeia.

Vídeo

Oradora

Sofia Simões

Nota biográfica

Sofia Simões é investigadora na Unidade de Economia de Recursos no LNEG dedicada à investigação de futuros de baixo carbono, com ênfase para novas tecnologias e sistemas energéticos, utilização de recursos para a descarbonização, novos modelos de política e economia do carbono, bem como à vulnerabilidade e adaptação dos sistemas energéticos a cenários futuros de alterações climáticas. Nos últimos 15 anos, tem desenvolvido a componente quantitativa (modelação de sistemas energéticos) em diversos estudos para a política pública nacional, tais como o Programa Nacional de Alterações Climáticas. Mais recentemente coordenou dois estudos pioneiros nacionais: (i) o Atlas Nacional para o H2 Verde Sustentável e (ii) Mapa de áreas com menor sensibilidade ambiental e patrimonial para a implementação de centros eletroprodutores de fonte solar e eólica.