Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
nzeb-ready-lancamento-do-projeto-em-portugal

nZEB ready – Lançamento do projeto em Portugal


nZEB ready – Lançamento do projeto em Portugal
directionsLocalização: Online
todayEvento a realizar: 22/04/2022
timerHorário: 09:30-12:30
alarmData de Publicação: 22 Março, 2022

nZEB Ready – Enhancing Market Readiness for nZEB Implementation

Enquadramento
O conceito dos edifícios com necessidades quase nulas de energia, conhecidos por nZEB (nearly Zero Energy Buildings) continuam a ser um desafio, não sendo facilmente aplicável em muitos países, embora as obrigações legais tenham sido implementadas ao nível nacional pela transposição das disposições da Diretiva 2010/31/EU. Estudos recentes identificam entre as principais barreiras na aplicação do conceito, a escolha e integração das tecnologias adequadas para nZEB numa base de custo benefício, bem como as lacunas no domínio da formação verificadas no sector da construção e relacionadas com o desempenho nZEB. Os cursos de qualificação e esquemas de formação existentes precisam de reforçar as suas competências e qualificações profissionais nas áreas da eficiência energética e integração de energia renovável para enfrentar o desafio da implementação efetiva dos nZEBs e assegurar a qualidade de sua construção. Apesar do forte impulso político na construção e renovação energética dos edifícios em direção ao nZEB, o processo ainda está no seu início, os agentes envolvidos têm um papel fundamental na mudança de todo o ciclo do processo, desde o projeto à construção e finalmente ao cliente final.

O Projeto nZEB Ready
Para responder ao desafio e aproveitar as oportunidades emergentes, o projeto nZEB Ready pretende atuar ao nível do mercado de forma a estimular a procura de competências no sector da construção, relacionadas com a eficiência energética e integração da energia renovável e aumentar a disponibilidade e resposta do mercado para uma implementação eficaz de nZEB através das seguintes ações:

  1. analisar e responder às principais barreiras identificadas na implementação do conceito nZEB no mercado imobiliário;
  2. apoiar a otimização do quadro das competências através de novos esquemas de formação, impulsionado pelo mercado para implantação de nZEB;
  3. desenvolvimento e comunicação de caixas de ferramentas, orientação personalizada e apoio prático para envolver os proprietários dos edifícios e as autoridades públicas para alcançar os benefícios nZEB.

As atividades do projeto serão desenvolvidas nos países parceiros no consórcio: Bulgária, Croácia, Portugal, Polónia e Roménia, a fim de explorar sinergias relacionadas a zonas climáticas comuns, tradições e oportunidades para aproveitar o benefício de um mercado regional maior e facilmente acessível.

Apresentações

Projeto nZEB Ready, objetivos e perspetivas
Laura Aelenei, LNEG

NZEB e os Desafios para as Empresas da cadeia de valor do Habitat
Victor Ferreira, Cluster Habitat Sustentável

O papel dos Peritos Qualificados na transição para os NZEB
Carlos Oliveira, ANPQ

As Agências de Energia como agente de disseminação e comunicação
Carlos Santos, RNAE

Que necessidades de Formação Profissional no sector
José Afonso, EFRIARC

Especialização em Engenharia de Climatização- Que desafios para estes proffissionais?
Isabel Sarmento, Ordem dos Engenheiros

Programa
Consulte o Programa e mais informações aqui.

Público-alvo
Profissionais e técnicos pertencentes ao sector da construção: engenheiros, arquitetos, representantes de empresas de construção, associações profissionais, especialistas, designers, auditores de energia, fabricantes e fornecedores de equipamentos e materiais de construção, lojas de bricolage, representantes de autoridades públicas centrais e locais, organizações juvenis, sociedade civil e organizações não governamentais, representantes de associações e imobiliárias, instituições financeiras e grupos de media.

Mais informações sobre o projeto: https://nzebready.eu/

Logótipos do projeto nZEB ready e da União EuropeiaThis project has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement Nº 101033733.