Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
nzeb-ready-workshop-municipios-o-desafio-dos-edificios-nzeb

nZEB Ready - Workshop Municípios “O Desafio dos Edifícios NZEB”


nZEB Ready – Workshop Municípios “O Desafio dos Edifícios NZEB”
directionsLocalização: Online
todayEvento a realizar: 27/06/2023
timerHorário: 10:00-13:00
alarmData de Publicação: 02 junho, 2023

nZEB Ready – Enhancing Market Readiness for nZEB Implementation

Enquadramento
O conceito dos edifícios com necessidades quase nulas de energia, conhecido por nZEB (nearly Zero Energy Building) continua a ser um desafio, não sendo facilmente aplicável em muitos países, embora as obrigações legais tenham sido  implementadas ao nível nacional através da transposição da Diretiva 2010/31/EU. Estudos recentes identificam entre as principais barreiras na aplicação do conceito, a escolha e integração das tecnologias adequadas para nZEB numa base de custo-benefício, bem como as lacunas no dominio da formação, verificadas no sector da construção e relacionadas com o desempenho nZEB. Os cursos de qualificação e esquemas de formação existentes precisam de reforçar as suas competências e qualificações profissionais nas áreas da eficiência energética e integração das energias renováveis, para enfrentar o desafio da implementação efetiva dos nZEBs e assegurar a qualidade da sua construção. Apesar do forte impulso político na construção e renovação energética dos edifícios em direção ao nZEB, o processo ainda está no seu início e os agentes envolvidos, tem um papel fundamental na mudança de todo o ciclo desde o projeto à construção e finalmente ao cliente final.

O Projeto nZEB Ready
Para responder ao desafio e aproveitar as oportunidades emergentes, o projeto nZEB Ready pretende atuar ao nível do mercado de forma a estimular a procura de competências no sector da construção, relacionadas com a eficiência energética e integração da energia renovável e aumentar a disponibilidade e resposta do mercado para uma implementação eficaz de nZEB através das seguintes ações:

  1. analisar e responder às principais barreiras identificadas na implementação do conceito nZEB no mercado imobiliário;
  2. apoiar a otimização do quadro das competências através de novos esquemas de formação, impulsionado pelo mercado para implantação de nZEB;
  3. desenvolvimento e comunicação de caixas de ferramentas, orientação personalizada e apoio prático para envolver os proprietários dos edifícios e as autoridades públicas para alcançar os benefícios nZEB.

As atividades do projeto serão desenvolvidas nos países parceiros no consórcio: Bulgária, Croácia, Portugal, Polónia e Roménia, a fim de explorar sinergias relacionadas a zonas climáticas comuns, tradições e oportunidades para aproveitar o benefício de um mercado regional maior e facilmente acessível.

Quem pode participar?
Profissionais e técnicos dos municípios pertencentes às unidades de planeamento, urbanismo e construção: engenheiros, arquitetos, técnicos, designers, auditores de energia e outros diretamente ou indiretamente ligados à contratação pública do edificado e representantes de autoridades públicas centrais e locais.

Programa
Consulte o Programa e mais informações aqui.

Mais informações sobre o projeto: https://www.lneg.pt/project/nzeb-ready/

Logótipos do projeto nZEB ready e da União EuropeiaThis project has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement Nº 101033733.